CO2 no cultivo de cannabis, conheça sua importância

 Em Dicas de Cultivo

CO2 no cultivo de cannabis, o dióxido de carbono, é tão importante para as plantas como o oxigênio é para nós. Ele está presente no ar que respiramos, em uma concentração entre 0,03% a 0,04% ou seja, de 300 ppm a 400 ppm aproximadamente. O dióxido de carbono, junto com a água e a luz do sol, são responsáveis pela fotossíntese das plantas, que têm como objetivo, fabricar açúcares e oxigênio, que são a fonte de energia e força vital das plantas para crescerem saudáveis. Esse processo é também fundamental para o desenvolvimento da clorofila na planta.

A importância do CO2 no cultivo de cannabis

Saber controlar o CO2 no cultivo de cannabis, pode fazer render o dobro de uma colheita normal. A adição de CO2 em um cultivo aumenta consideravelmente a eficiência fotossintética das plantas, aumentando a produção de carboidratos. As plantas de cannabis aceitam concentrações de CO2 até cinco vezes maior que a concentração presente na atmosfera, isto é, 0,15% ou 1500 ppm. Sendo assim, se estamos cultivando cannabis em um ambiente fechado e controlado, onde precisamos circular o ar através de exaustores e ventiladores, o uso de CO2 é quase que obrigatório.

Como funciona a absorção de CO2 pelas plantas?

As plantas absorvem o CO2 da atmosfera através dos estomas, que são pequenos poros localizados na epiderme da maioria dos galhos e folhas, como o dióxido de carbono é
mais pesado que o ar, ele tende a cair. Para que tudo funcione corretamente, é muito importante configurar a saída de CO2 para que fique acima das plantas e que a ventilação circule por todo local do cultivo, assim evitamos que as plantas parem de crescer ou diminuam sua capacidade metabólica. Com um incremento de CO2 no cultivo de cannabis moderado, as plantas também suportam temperaturas mais altas que o normal, ajudando a amenizar o problema de temperatura alta por causa das lâmpadas de alta pressão. Nos horários de maior calor gerado pelas lâmpadas, a aplicação do CO2 evita a paralisação vegetativa da planta pela deficiência desse gás, e ainda proporciona uma maior homogeneização do tamanho das flores e dos tricomas glandulares. Uma constante disponibilidade de alta concentração de CO2 para as plantas, faz com que aumente também a superfície foliar das plantas.

Qual o indice ideal de CO2 no cultivo de cannabis?

Os níveis acima de 3000 ppm de CO2 impedem a troca de gases pelos estomas, assim como a síntese de carboidratos e clorofila, devido ao fechamento dos estomas e uma
baixa do PH interno da planta. Os níveis ideais de concentração são de 0,1% a 0,13%, algo entre 1300 ppm, esses níveis são capazes de aumentar em até 100% a produção, mas vale lembrar que outros fatores como nutrição, umidade, iluminação, exaustão, ventilação precisam estar bem configurados para que tudo funcione corretamente. As plantas consomem o CO2 quando há luz, assim que devemos adicionar o CO2 no cultivo de cannabis somente quando as luzes estiverem ligadas ou durante o dia, caso a iluminação seja natural.

Como calcular a quantidade correta de CO2 para determinado cultivo indoor?

Podemos descobrir os níveis ou a porcentagem necessária para um quarto de cultivo por metros cúbicos (m3), basta multiplicar por 0,0015. O resultado é o volume de CO2 necessário para acrescentar no cultivo. Exemplo: Uma estufa de tamanho 2,00m x 1,5 m x 2,5 m tem o volume de 7,5 m3. Multiplicamos o volume por 0,0015, e o resultado é 0,01125 m3 necessários para um quarto de 7,5 m. Podemos converter para litros se precisar, e para isso multiplicamos por 1000, o que são 11,25 litros de CO2.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search