Scrog vertical: Técnica Avançada de Cultivo Indoor
Scrog Vertical, novidade no cultivo indoor! Você provavelmente já leu em nosso blog a técnica de cultivo SCROG (do inglês screen of green) onde uma planta é trabalhada, ou treinada, para dar o maior número de top buds possível, que são sustentados por uma rede horizontal presa acima das plantas, fazendo com que todas as pontas recebam a mesma quantidade de luz e aumentando assim a produção.
Vamos agora aprofundar um pouco nessa técnica e descobrir outras formas de fazer o scrog para aumentar ainda mais a produção. Essas técnicas são bem mais avançadas e requerem um pouco mais de atenção por parte do grower, porém são relativamente fáceis de implantar e compensam qualquer trabalho extra.
Hoje vamos falar do SCROG vertical. Ao contrário do scrog horizontal, que usualmente é feito, no vertical temos um aproveitamento melhor do espaço e um aumento da área de cultivo, sem ter que mudar de lugar.
Como funciona o Scrog Vertical?
Você provavelmente já se deparou com uma planta tombada, depois de algum tempo todas as pontas se voltam para cima, na direção da luz, aí dá um trabalhão para elas voltarem ao normal depois que põe em pé de novo. Existem inclusive vasos próprios para se tombar a planta na fase de floração e aumentar a produção. Bem, e se em vez de tombar o vaso ou a planta, a gente tombar a luz?
No scrog vertical a diferença é essa, a luz é em pé, com a lâmpada pendurada sem refletor, emitindo luz em todo a sua volta. Então as plantas se viram para ela, como se estivessem tombadas, aí é só colocar a rede verticalmente entre a luz e as plantas na vega e ir colocando os galhos apoiados na rede conforme vão se voltando para a luz. Ao colocar as plantas em floração os buds vão se desenvolver por igual já que todos tomam luz igualmente, fazendo com que o scrog fique na vertical, o que aumenta o espaço cultivado e a produção.
Tipos de verticalidade que podem ser usados no scrog vertical
- Scrog Vertical em forma de U: Você pode colocar a rede em pé em todos os cantos, fazendo uma espécie de U com a luz no meio e uma entrada dianteira. Para grandes e médios espaços é excelente.
- Scrog Vertical em círculo para estufas de cultivo indoor: pode também fazer com os vasos em círculo com uma rede por dentro deles, este serve para espaços menores, como tendas ou barracas de cultivo indoor, por exemplo.
- Scrog Vertical em V: Este é feito com duas redes inclinadas na frente dos vasos, formando um V, uma de cada lado, também é bom para espaços menores como estufas ou tendas de cultivo indoor.
- Scrog Vertical Misto: Pode ainda fazer um scrog misto, onde nas laterais é vertical e em baixo horizontal, fazendo uma camada de buds em toda a volta. Este funciona melhor em grandes espaços.
Lembre-se que para dar certo, as lâmpadas devem estar penduradas sem refletor e alcançando até em baixo, geralmente uma ou duas lâmpadas cobrem bem o espaço, uma em baixo da outra se necessário. E se for fazer o misto tem que colocar lâmpadas voltadas para baixo também.
Vantagens são muitas, uma delas é que não é necessário treinar demais as plantas, podendo fazer só uma poda apical no início e deixar crescer normalmente depois, já que os galhos de baixo receberão tanta luz como os de cima e se desenvolverão por igual.
E agora, vamos tentar uma novidade?
Ruim dessa técnica que não da pra usar com painéis fullspectrum ou quantumboards.
Eu fiz uma estufa em PVC com 70x80x170cm e usei uma teia elástica de moto pra fazer o scrog horizontal, estão quase entrando na flora.
Cultivo de ganja e cogus e estou adorando os artigos desse site, a 3 dias consumindo e absorvendo cada post daqui, valeu demais!