Plantar em casa: 7 providências para iniciar um grow próprio

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Se você está entre os que estão pensando em começar a plantar em casa, atenção: antes mesmo de iniciar as compras de tudo o que você precisa para montar o próprio grow, algumas providências precisam ser tomadas para que a empreitada começa com maiores chances de sucesso. E basicamente, as providências dizem respeito entender os desafios que envolvem a decisão de plantar em casa e o que é necessário saber para partir para a prática.

Pensando nisso, apresentamos a seguir 7 providências que você que quer plantar em casa precisa tomar para iniciar seu grow. Confira.

1) Pesquisar sobre a rotina de manutenção do cultivo indoor para saber se dará conta da função de plantar em casa

A rotina de manutenção de um cultivo indoor (e também outdoor) envolve bastante tempo e organização, desde o investimento inicial na montagem, durante todo o período de crescimento da planta e até após a colheita. Logo, a decisão de plantar em casa deve ser tomada mediante bastante planejamento e isso envolve buscar o conhecimento necessário tanto sobre a rotina de um cultivador quanto os interesses mais técnicos para o cultivo.

Dessa maneira, você poderá compreender melhor o que será exigido no dia-a-dia do cultivo e decidir se, e, pela melhor maneira de adaptar-se a isso. Uma boa pesquisa sobre rotina e manutenção em geral do grow evitam cultivadores frustrados e investimentos desnecessários, pois antes de iniciar você já saberá as demandas financeira, de tempo e organização necessárias e, pelo menos os principais problemas que pode enfrentar durante o cultivo.


Baixe grátis: Dicas práticas para garantir um cultivo de qualidade


2) Avaliar prós e contras do local escolhido para instalar o grow

Decidir um local para instalar o grow é um dos primeiros e mais importantes passos quando se começa a pensar em plantar em casa. Quando nos referimos aos prós e contras de cada espaço toda informação é bastante variável porque depende de fatores como o objetivo do cultivo, tamanho do espaço x quantos pés, possibilidade de investimento em controle de temperatura, ventilação do ambiente, disponibilidade de iluminação, entre outros aspectos.

É raro que alguém possua em casa diversas áreas com diferentes recursos e ambientes e precise então listar os pontos positivos e negativos de cada local. Por isso, geralmente é mais simples primeiro decidir qual vai ser o espaço e depois avançar para a busca dos recursos necessários para manter as plantas naquele local. Ajuda nesse processo, ter noções básicas de como calcular a necessidade de iluminação conforme o tamanho do grow e optar por uma estufa pronta ou não você pode obter.

3) Pesquisar e conferir os principais conceitos e termos usados no cultivo indoor

Plantar em casa é uma área de conhecimentos que possui uma linguagem padrão e alguns termos específicos. Porém, durante o planejamento do cultivo o interessado precisará buscar informações (de rotina, técnicas, etc) e irá entrar diretamente em contato com esses conceitos e termos.

Assim, não é extremamente necessário que se faça uma busca focada nisso. Durante o processo, o contato irá se estabelecer de maneira natural, certamente exigindo mais buscas e leituras no começo mas tornando-se rotineiro com o passar do tempo.

Infelizmente, a maior parte da informação científica sobre cultivo indoor está disponível somente em inglês ou outros idiomas estrangeiros e há muita carência de estudos, publicações e até traduções em língua portuguesa. Mas, além dos tradutores e dicionários, blogs como o da Green Power buscam aumentar o acesso ao conhecimento sobre cultivo indoor.

4) Conhecer as características de cada estágio de desenvolvimento da planta

É muito importante saber sobre os estágios de desenvolvimento da planta quando se inicia começa a plantar em casa. Conhecer as características básicas como o fotoperíodo e a duração aproximada de cada estágio previne o acontecimento dos erros mais comuns.

É interessante entender das fases básicas como germinação, fase vegetativa e floração, mas também pesquisar sobre os períodos entre esses estágios (a exemplo do pós-germinação, período que necessita de bastante atenção) além da clonagem (se for o caso), transplante, colheita.

5) Definir qual será o tamanho do grow e listar todos os produtos que precisará comprar para iniciá-lo

Definir o tamanho do grow, como destacado acima, é uma das partes iniciais mais importantes pois boa parte do investimento necessário será baseado nisso. Depois de definir o local, o tamanho e o tipo de cultivo podemos iniciar a listagem dos produtos necessários.

Durante todo o plantio, a estrutura necessária se mantém praticamente a mesma, e o que varia são os recursos que você precisa disponibilizar às plantas em cada etapa. É importante que a aquisição inicial dos produtos inclua itens básicos como lâmpadas e refletores, nutrientes e fertilizantes. A compra dos materiais pode ser feita na Green Power, onde inclusive você pode adquirir todo o kit básico de uma só vez.

Ferramentas e Utensílios como tesouras, fitas, termômetros também serão úteis com o passar o tempo mas não costumam estar na lista básica de quem está iniciando o cultivo pois o foco desse momento realmente são os produtos para a terra e as condições básicas para o crescimento (luz, ventilação, temperatura e umidade corretas).

6) Trocar ideias com outros de cultivadores para conferir dicas práticas e medir qual o grau de dificuldade de manter o grow.

Há quem diga que para ser um bom cultivador apenas estudo não basta. De fato, a experiência traz uma sabedoria e conhecimentos práticos muito significativos que os livros não contemplam. Por isso, é interessante buscar contato com pessoas que já cultivem há algum tempo para ter uma visão realista de todo o processo com dicas valiosas dicas de organização e rotina.

É ótimo ter contato com outros cultivadores porque a solução de um problema pode evitar que muitos outros cultivadores tenham a mesma dificuldade ou percam parte da produção por causa da mesma dificuldade. Existe no mundo do cultivo esse senso de cooperação e a troca de informações, com o objetivo de que todos que desejam plantar saibam as melhores e piores partes do caminho que enfrentarão.


Curta a Green Power no Facebook


7) Definir orçamento para saber quanto poderá ser investido na montagem do grow

Cálculos de investimento sempre são importantes para realizar qualquer atividade, mas especialmente um grow, da sua montagem à manutenção, exige atenção nessa parte. O orçamento necessário depende muito do tamanho e condições básicas do espaço e do local (temperatura, umidade) onde você pretende plantar em casa. Partindo de um básico para o desenvolvimento da planta você pode avançar até artigos de luxo e certamente ferramentas banais. Logo, existe uma faixa de valores possíveis de investimento e ela é bem ampla.

É importante que além de colocar na ponta do lápis os números das aquisições materiais, seja considerado também o custo de manutenção pelo menos a curto-médio prazo. Esse custo de manutenção envolve principalmente gastos com luz e água, mas também itens como fertilizantes que vão precisar ser comprados aos poucos.

Cultivadores indoor inexperientes geralmente não esperam um aumento significativo na conta de luz, mas após um mês de cultivo têm um grande susto. As lâmpadas especiais para plantio interno (as de LED menos) e o tempo que permanecerão ligadas elevam bastante o consumo de energia e é bom pelo menos saber disso antes de plantar em casa. Por isso, não esqueça de incluir gastos com energia elétrica no orçamento também.

Dúvidas sobre cultivo indoor? Pergunte para a Green Power.

Start typing and press Enter to search