8 dicas para um cultivo indoor inicial da Green Power
Dicas para um cultivo indoor, que é uma prática que tem se tornado popular! O Cultivo Indoor surgiu com a necessidade de plantar e colher em situações em que a luz não está presente naturalmente, ou seja, em espaços interiores. No Hemisfério Norte, onde essa técnica teve seu início, a incidência de luz natural durante os meses de inverno é muito reduzida, sendo insuficiente para o crescimento das plantas. Surgiu então a ideia de fornecer à planta a luz que faltava.
Assim, no cultivo indoor, a planta cresce sob uma fonte de de luz artificial, especialmente projetada para estimular o desenvolvimento vegetal, emitindo um espectro eletromagnético apropriado para a fotossíntese. O cultivo indoor procura imitar ao máximo as condições naturais de luz, temperatura, umidade e disponibilidade de nutrientes. Além disso, cultivando indoor é possível controlar todas essas variáveis ambientais e otimizar a produção e colheita da planta de interesse.
Cultivar ervas dentro de casa não é uma tarefa difícil, mas exige certa atenção. Existem atualmente variedades de sementes desenvolvidas especificamente para esse tipo de cultivo, as quais garantem grandes resultados. Há também muitas opções de iluminação para o crescimento das plantas e, já que é a partir da luz que as plantas produzem sua própria energia, esse é um fator que merece atenção ao planejar seu grow. Se você nunca cultivou ervas antes, e, principalmente, se nunca cultivou indoor, você irá deparar-se com diversas opções para montar um grow, além de muita informação sobre cultivo. Isso tudo pode parecer confuso ou desnecessário, mas tenha em mente que investir seu dinheiro em um grow só vale a pena se você for colher bons frutos a partir dele. E para colher bons frutos é preciso dedicação e paciência. Então considere gastar um pouco do seu tempo estudando sobre o assunto. Depois, ao ver suas plantas mostrando todo o seu potencial, você verá que seu esforço valeu a pena.
Buscando simplificar essa tarefa árdua de pesquisar, ler e estudar sobre cultivo indoor, criamos esse espaço aqui no blog, onde iremos apresentar as informações sempre em duas maneiras: recomendações simples na forma de tópicos e dicas (para quem continua com aquela preguiça de ler) e logo abaixo seguirá um texto mais elaborado, tratando das mesmas dicas apresentadas nos tópicos, mas contendo informações mais detalhadas e aprofundadas.
Esperamos que nossas dicas o ajudem a desfrutar do melhor que o mundo vegetal tem a nos oferecer. Mesmo quem já conhece sobre as plantas pode se surpreender com os resultados de um cultivo indoor.
As 8 Dicas para um Cultivo Indoor
1 . Faça o dever de casa – pesquise
Essa é uma etapa que muitas pessoas ignoram. Antes de iniciar seu cultivo indoor é importante que você pesquise bastante sobre a planta que deseja cultivar, assim como sobre o espaço necessário para ela crescer. Isso vai ajudar a planejar o espaço onde será o grow e pode poupar dinheiro além de muita dor de cabeça ao longo do desenvolvimento da planta. Estude e leia bastante, principalmente se você é daqueles que não costuma cultivar nem mesmo uma simples plantinha ornamental.
2 . Preocupe-se antes com a estrutura do grow
Não plante suas sementes antes de você ter o seu espaço de cultivo construído. A pressa não é aliada do bom cultivador. Tenha seu grow completamente pronto e só depois germine as sementes ou transplante os clones, assim você não corre riscos de ter problemas com o funcionamento do grow e ter que realojar as plantas inesperadamente.
3 . Estufas para vegetação e estufas para floração
O ideal é ter um espaço apenas para plantas em crescimento, clones e germinação de sementes e outro separado para as plantas em fase adulta ou em floração. Isso irá permitir que você mantenha uma planta madre, de onde poderá retirar estacas de clones com os quais é possível manter a genética das plantas. Essa técnica também é conhecida como cultivo perpétuo. Uma outra vantagem de cultivar as fases da planta em salas separadas é que você não correrá o risco de trazer pragas e fungos das plantas adultas, mais resistentes à eles, para os clones e plântulas em crescimento, mais frágeis ao ataque das pragas.
4 . 100 watts por m² ou mais
Uma pergunta muito comum entre os cultivadores iniciantes é sobre a quantidade de luz necessária para o espaço do grow. Felizmente, existe uma regra simples que você pode usar como um guia: o ideal é calcular 100 watts de potência de lâmpada para cada m² de área útil. É claro que quanto mais luz, melhor, e dependendo da quantidade de plantas que você estiver cultivando pode ser preciso fazer algumas alterações nesta regra. Veja abaixo a indicação de potência mínima da lâmpada para cada metragem de superfície da estufa. Estes valores são recomendados como ponto de partida mas podem sofrer alterações dependendo da espécie e número de plantas.
5 . Ventilação
Plantas precisam de ventilação. Não iluda-se achando que apenas manter a temperatura adequada dentro da estufa será suficiente. A circulação de ar ajuda a evitar a ocorrência de pragas, principalmente fungos. A ventilação também reabastece o CO2 que as plantas precisam para a fotossíntese. Da mesma forma que você escolheu a potência da lâmpada mais adequada para a superfície da estufa, procure um exaustor adequado para renovar o ar de todo o espaço em volume dentro da estufa. A partir de espaços grandes como cômodos inteiros, os exaustores necessários são maiores, sendo denominados extratores.
6 . Comece com um método simples
Antes de experimentar métodos de cultivo de ultima geração e alta tecnologia de cultivo, prefira começar conhecendo o básico. Ao invés de gastar várias horas planejando e ajustando seu espaço de cultivo indoor até a perfeição, comece com um bom substrato, vasos de tamanho adequado e boa incidência de luz. Você poderá melhor seu cultivo até a perfeição ao passar dos primeiros meses de cultivo, observando o comportamento de suas plantas. Tenha paciência e procure integrar-se com o ritmo do desenvolvimento dos seres vegetais.
7 . Atenha-se uma linha de nutrientes
Você vai encontrar no mercado de cultivo indoor uma gama de produtos que potencializam o crescimento de suas plantas. Desde produtos orgânicos até agroquímicos com altas cargas de nutrientes, existem fertilizantes que melhoram o tamanho e sabor das flores, dentre outros específicos para crescimento vegetal. No entanto, apesar de tanta diversidade, a mistura de diferentes tipos de nutrientes pode provocar bloqueio da absorção de nutrientes pela planta e uma série de outros problemas. Opte por uma linha de fertilização para suas plantas, seja ela orgânica ou mineral, mas evite misturar os dois tipos de fertilizantes.
Caso você esteja arrependido de ter usado um determinado fertilizante, ainda terá a técnica de fazer o “flush” que poderá lavar o excesso de um fertilizante para depois iniciar-se a aplicação de outro.
8. Escolhendo o espaço.
Busque um espaço onde não tenha grande circulação de pessoas. Plantas gostam de sossego. Se for utilizar um cômodo inteiro da sua casa não haverá problema, mas se montar o grow em sótãos, estufas, armários de cultivo ou qualquer ambiente com teto baixo, atente para o fato de que as plantas precisam de certo espaço para crescer. A indicação é deixar uma altura mínima de 90cm livre. Mantenha o espaço de cultivo livre de quaisquer outros objetos que não se destinam às plantas, como tapetes, cortinas, móveis e objetos. Eles podem abrigar fungos ou outras pragas potenciais para seu grow. Além disso, preocupe-se muito com a total vedação da estufa. A noite a luz que escapa pelas fendas pode ser vista à grandes distâncias, o que pode te trazer problemas, principalmente com vizinhos que gostam de dormir no escuro. Portanto, não projete luz na cara deles.
Enfim, o tamanho do espaço, iluminação e climatização são os fatores essenciais a serem observados no momento de planejar seu cultivo indoor. Os demais itens, como adquirir instrumentos de medição ou preocupar-se com fertilizantes, são questões secundárias, que embora igualmente importantes, no caso de poucos recursos financeiros para investir, podem ser adiados e planejados a médio prazo.
Recomendamos começar com um kit de cultivo completo com tudo que você precisa para ter um cultivo inicial de sucesso.
Agora, em posse das dicas iniciais para iniciar um espaço grow, você pode planejar melhor e obter um excelente resultado. Continuaremos a publicar diversas dicas tanto sobre a prática do cultivo das plantas, como também sobre a utilização de outros equipamentos importantes para facilitar a vida do cultivador, como as medições de pH, condutividade elétrica ou técnicas e dicas de irrigação.
Esperamos que nossas dicas sejam úteis!
Bons cultivos!
Obrigada pelas dicas!!!
Boa noite. Me chamo Isaias e já produzo hortaliças no sistema de aquaponia. Mas com o tempo não favorável nessa época tenho pensado em montar um sistema de nft indor com iluminação artificial. Minha produção é somente alfaces. Então gostaria de ajuda/consultoria para montar esse novo sistema. Desde já agradeço a atenção
Gosto muito das dicas que vocês dão aqui. Pois foi através de vocês que estou conseguindo. Cultivar suculentas e cactos. Em ambiente. Com as lâmpadas de leds. Tenho muito que aprender. Mais tá valendo. Obrigada pelas dicas.