Como regar a planta quando estiver ausente e longe do cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Não importa o tamanho do seu cultivo. Ao começá-lo, você terá que se comprometer com a execução de diversas tarefas numa rotina de manutenção que precisa ser seguida à risca. Isso inclui estar preparado também para imprevistos ou situações em que você, por algum motivo (tomara que seja um bom motivo, como uma viagem de férias ou um fim de semana especial com os amigos, por exemplo), tenha que se ausentar de casa. A preocupação maior neste caso é com a rega. Como regar a planta se não houver quem possa assumir a tarefa?

Para tudo tem solução inclusive para manter sua planta recebendo água, um item  fundamental para seu desenvolvimento, mesmo sem você em casa.

Mas antes de dizer o que fazer, saiba o que NÃO fazer: nunca encharque a planta só para “garantir” que ela terá água durante sua ausência. Primeiro que, como você já sabe, a planta deve receber água quando ela precisa. Lembra do teste do palito?

Segundo que regar não é sinônimo de dar um banho na planta. Ou seja, deve-se regar na medida certa para não afogar a planta, dando a ela mais água do que precisa. Isso pode contribuir para o aumento da umidade e para o surgimento de pragas e fungos. E não é isso o que você quer encontrar quando retornar, certo?

Por isso, fizemos uma compilação de ideias que podem ser usadas para manter a planta hidratada de forma equilibrada durante o período em que o dono do cultivo estiver ausente.

Dicas sobre como regar a planta

Um dos motivos para você também se preocupar com a rega durante sua ausência é se isso ocorre num período como o verão. As condições não são as mais propícias para a planta por conta das temperaturas mais altas e o solo/substratos ficam seco mais rápido. Sem água, quais as chances de terem um bom desenvolvimento? Por esta razão, a forma de como regar a planta na sua ausência tem como princípio manter o mínimo de água na planta. Melhor uma rega moderada que nenhuma rega.

Selecionados 4 soluções de como regar a planta em seu período de ausência. Confira.

Uso de barbantes por capilaridade

Muito provavelmente esta é uma das soluções mais populares de como regar a planta durante um período longe de casa. Você já deve ter visto a foto circulando pela internet. É uma solução para pequenos vasos e indicada para quem já tem um grow com mais de uma planta. Você coloca água em um recipiente como uma panela, por exemplo, e a “conecta” com os vasos por meio de um barbante mais grosso. Coloque a panela com bastante água e numa altura acima dos vasos. Esta ideia serve para que a planta receba água de forma constante, ainda que em pequenas quantidades.


Uso de garrafa pet

Você pode usar uma garrafa pet de duas formas. Na primeira, para vasos médios, você faz um furo pequeno na tampa, coloca água e a coloca emborcada na terra, dentro do vaso. Pode ser uma garrafa de 500 ml. Mais uma vez a ideia é que a planta receberá pequenas, mas contínuas doses de água para se manter hidratada.

A outra forma de usar a garrafa pet em vasos grandes da seguinte forma: você faz alguns furinhos na garrafa (fundo e laterais) e a “planta” no vaso. No dia em que tiver que se ausentar é só encher a garrafa com água. Mas lembre-se: esta é uma solução para vasos grandes e os furos são furinhos para que a água possa ir para a terra aos poucos e não tudo de uma só vez.

 


Uso de saco plástico

Para vasos de qualquer tamanho e para períodos mais curtos de ausência, uma solução é usar saco plástico. Precisa ser um desses uma mais resistentes que as sacolas de supermercado, por exemplo. Você enche de água e faz pequenos furos nele – de preferência com uma agulha e poucos. O saco não precisa ser enterrado no vaso. Pode ficar sobre a terra.


Uso de gotejadores

A solução dos gotejadores você encontra na Green Power em diversos modelos. Eles possuem diferentes capacidades para o armazenamento e também para a vazão da água. Ou seja, você pode escolher o quanto de água irá colocar no gotejador e qual será o volume que será fornecido para a planta em sua ausência. Na Green Power você encontra o gotejador já com o recipiente ou sem, podendo ser acoplado a uma garrafa pet.

Os gotejadores são equipamentos preparados para dar uma certa autonomia para o dono do cultivo quanto à rega, especialmente no caso de períodos de ausência mais longos. É uma solução que permite um controle melhor da quantidade de água que estará sendo fornecida para planta. E dependendo do estágio de desenvolvimento da planta, você poderá incluir substratos na solução sem se preocupar em causar prejuízos ao cultivo por se ausentar.

 

Quer cupom de desconto para comprar na Green Power? Acesse e garanta o seu: https://infos.greenpower.net.br/cupons-de-desconto

Start typing and press Enter to search