Automação Industrial: aplicação e automatização do controle de condições climáticas
Os processos produtivos estão cada vez mais ganhando novos recursos tecnológicos para que a produção aumente. A inclusão de novas ferramentas e softwares na indústria é chamado de automação industrial, onde o principal objetivo é trazer um aumento na qualidade e também otimização e agilidade nos processos.
O automatismo na indústria já está presente em diversos setores, trazendo benefícios que vão desde a gestão dos procedimentos até o controle das condições climáticas, sendo este último o foco do presente artigo.
Continue a leitura e veja mais detalhes sobre o conceito de automação industrial e como ela pode ser útil no controle climático industrial.
O que é Automação Industrial?
Por mais que muitos equipamentos, softwares e ferramentas sejam frutos da atualidade, a automação industrial teve início a partir do momento em que a humanidade começou a substituir os humanos pelas máquinas para a realização de algumas atividades.
Dados históricos mostram que no século XVIII, aconteceu a criação dos primeiros dispositivos semi automáticos da história. Porém, foi somente em 1950 que o conceito invadiu de vez a manufatura, onde as fábricas começaram a utilizar máquinas automatizadas.
Com o passar do tempo, essas máquinas foram otimizadas, ganhando atualizações e se juntando a novas tecnologias que iam surgindo, como é o caso dos computadores. Todo esse processo histórico fez com que a automação industrial se tornasse um mecanismo eficiente e que gera o aumento da produção, da qualidade dos produtos e uma redução do tempo de fabricação.
Pode-se dizer então que, hoje em dia, a automação industrial é definida como a aplicação de novas tecnologias, envolvendo softwares, hardware e demais equipamentos específicos na produção e também na gestão da indústria.
Quais são os principais benefícios?
Sabendo de forma clara o conceito e o histórico de criação dos processos que envolvem a automação industrial, fica claro que o uso dessas tecnologias serve para beneficiar os setores que compõem a indústria.
Para entender um pouco mais sobre as vantagens, abaixo estão listados os principais benefícios que a automação pode trazer:
- Redução dos custos
O uso dessas ferramentas faz com que a produção aumente, sem a necessidade de aumentar a equipe. Além disso, o uso de computadores e softwares também diminui as chances de erros, fazendo com que a indústria trabalhe com uma porcentagem de acerto próxima de 100%.
- Diminuição dos acidentes de trabalho
Os colaboradores terão uma segurança maior durante a produção, pois as máquinas serão as responsáveis pelas principais atividades consideradas perigosas. Os membros das equipes serão responsáveis pelo acompanhamento dos sistemas, o que faz com que os acidentes de trabalho sejam reduzidos.
- Aumento do controle dos processos
O controle da produção é um dos principais benefícios da automação industrial. Porém, é importante ressaltar que esse controle também pode ser estendido para as ações que promovam a fabricação dos produtos. Um bom exemplo é a melhora do controle de condições climáticas em indústrias que necessitam controlar o clima para a produção.
Existem muitos softwares que proporcionam aos líderes dados precisos sobre a temperatura, umidade e demais elementos que são essenciais para manter a qualidade das mercadorias ou para os cuidados na criação de animais.
O que é a automatização do controle de condições climáticas?
Como falado, a automação dos processos industriais pode ser utilizada para cumprir diversos objetivos, sejam eles operacionais ou de gestão. Quando se fala então sobre a automatização do controle de condições climáticas, estamos falando da utilização de sistemas que fazem o perfeito controle da temperatura do ambiente.
Desse modo, este tipo de automação é um conjunto de equipamentos, softwares e ferramentas que monitoram e controlam a temperatura do ambiente, fazendo com que ela fique ideal para o procedimento que está sendo realizado.
Um ótimo exemplo são empresas que trabalham com a criação de animais. Grande parte delas apresentam a necessidade de ter uma temperatura adequada para que o animal consiga se desenvolver de forma saudável, além de diminuir a mortalidade. Tudo isso acontece por meio da climatização automatizada do alojamento.
Mas é claro que este é apenas um exemplo da utilização deste tipo de automação, pois as ferramentas tecnológicas disponíveis são flexíveis e adequadas também para outros setores.
Como a Automação Industrial pode melhorar o controle de temperatura do ambiente?
A automação industrial, como já dito, é um conjunto de tecnologias que visam otimizar os procedimentos industriais. Em relação ao controle de temperatura do ambiente, a automação acontece por meio de mecanismos que promovem o controle da temperatura de forma automática, onde toda a gestão do clima pode ser feita utilizando programas intuitivos.
Para entender melhor, abaixo estão dois tipos de controle de temperatura em processos industriais:
- On-off
Apesar de simples, esse controle de temperatura é muito indicado para indústrias que estão em busca de redução de custos. Basicamente, todo o sistema faz o desligamento ou o ligamento quando a temperatura atingir níveis que não são adequados.
Os líderes podem programar a temperatura mínima e máxima, fazendo com que o equipamento faça o controle de forma automatizada.
- Proporcional Integral Derivativo (PID)
Estes sistemas realizam o controle de temperatura com uma precisão elevada, pois além de ter o controle sobre a temperatura máxima e mínima, também é possível estipular a temperatura ideal.
Desse modo, a potência dos climatizadores são utilizadas de forma equilibrada, promovendo também um controle de gastos. Alguns sistemas também monitoram a temperatura das máquinas em relação ao clima do ambiente, então se um equipamento for utilizado por muito tempo e esquentar, os mecanismos deixarão o ambiente ideal para que ele não sofra nenhum dano.
Quais empresas trabalham com Automação Industrial?
Muitas empresas trabalham com automação industrial, porém, é preciso ter em mente que é preciso buscar as que mais se destacam no mercado para que a eficiência do sistema seja mantida.
A Dakol é uma ótima referência no mercado. É uma empresa genuinamente brasileira, fundada em 1989, oferecendo soluções diferenciadas de automação para aplicações industriais, prediais e de infraestrutura.
Hoje, ela atende mais de 4000 clientes espalhados pelo Brasil, além de ter uma estrutura completa de suporte, treinamento e assistência técnica especializada. Assim, o recomendado é que se busquem empresas que sigam a linha da Dakol, tendo a garantia de qualidade nas soluções automotivas industriais que serão utilizadas.