Refletor para cultivo indoor, Kit de iluminação grow

 Em Dicas de Cultivo

A principal função de um refletor para cultivo indoor, como o próprio nome já diz, é refletir a luz emitida pelas lâmpadas para direcionar esta luz para as plantas, já que a lâmpada emite luz em todas as direções. Assim como a luz o refletor também direciona o calor, mas por ser metálico, ao absorver e esquentar ajuda na dissipação deste calor emitido pela lâmpada.

Além do imprescindível direcionamento correto das luzes para o topo das plantas, o refletor para cultivo indoor pode ser útil para aumentar a temperatura do grow em dias muito frios, em regiões de clima mais gelado.

 

Quais os tipos de refletores para cultivo indoor?

Dependendo da intensidade e da quantidade de lâmpadas, além da quantidade de plantas a serem atingidas, o grower deve optar por um dos tipos de refletores existentes. Os de asa mini para poucas plantas e lâmpadas mais fracas, de asa simples para um número um pouco maior de plantas numa área maior (ambos utilizados mais na vega ou num flora pequena), os de asa de gaivota dupla e mega asa de gaivota dupla para refletir numa área maior e para um número maior de plantas e os cool tube para lâmpadas que emitem calor demais (esses últimos utilizados sempre na flora ou numa vega grande).

 

Como o refletor para cultivo indoor cool tube faz a dissipação de calor?

O cool tube faz com que a lâmpada fique dentro do sistema de exaustão, o refletor tem um tubo de vidro que é encaixado no duto que é ligado ao exaustor, fazendo com que o ar passe pela lâmpada, resfriando assim o calor emitido e levando o ar quente para fora do ambiente.

Essas conexões dutadas são feitas com auxílio de abraçadeiras e fita aluminizada, pois é muito importante que o ar não escape por falta de vedação, o que prejudicaria a eficiência do sistema de exaustão em baixar a temperatura do grow.

 

O que acontece se não usarmos um refletor no cultivo indoor? Existe algum substituto aos refletores?

Sem o refletor a luz seria emitida pelas lâmpadas em todas as direções, com perda grande de luminosidade, já que o foco deveria ser o topo das plantas. Além disso, o calor emitido pelas lâmpadas se dissiparia todo no ambiente, sem ser retido pelos refletores.

Alguns growers utilizam latas de metal moldadas como refletores, algumas revestidas de alumínio, porém não tem a angulação nem a dobradura correta e podem refletir a luz desuniforme, prejudicando o cultivo pois, algumas áreas seriam mais iluminadas que outras.

 

Essa matéria é continuação da semana passada, sobre kit de iluminação para cultivo indoor, acesse e conheça os outros itens que compõem esse kit.

 

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

 

 

Start typing and press Enter to search