Saiba como medir corretamente a condutividade elétrica do cultivo
Conheça os métodos e quais os equipamentos necessários para medir a condutividade elétrica no seu grow
Ter seu próprio cultivo requer responsabilidade e muito estudo. São várias etapas e métodos que devem ser realizados para que seu grow possa ter uma cronologia saudável. Um dos pontos primordiais para o sucesso do cultivo é saber como medir corretamente a condutividade elétrica (EC).
A condutividade elétrica tem como principal objetivo calcular a quantidade de minerais sólidos dissolvidos na solução aquosa. O cálculo, que deve ser feito de acordo com as indicações do fabricante, mostra qual a concentração adequada de minerais na água que será utilizada para fazer a rega. Cometer erros nesse procedimento pode comprometer a saúde e o desenvolvimento do cultivo.
Como controlar corretamente a condutividade elétrica do cultivo
Para medir corretamente a condutividade elétrica é necessário seguir as recomendações disponíveis na embalagem do fabricante. Essa medida pode ser obtida em partes por milhão (ppm) ou diretamente em EC. Portanto, você vai encontrar dois tipos de medidores de EC disponíveis no mercado: o Total Dissolved Solids (TDS), que calcula o EC em ppm e, também, os medidores que fornecem o EC em milisiemens (mS/cm).
Seguindo os métodos de maneira correta, o grower terá mais possibilidade de obter uma produção dentro das suas expectativas, além de evitar desperdícios financeiros.
E lembre-se: ao adquirir o medidor, leve em conta o país de origem dos fertilizantes que você costuma comprar. Se a tabela do produto mostrar a dosagem em ppm, tenha um leitor TDS. Já se a medição é feita em mS/cm ou µS/cm, prefira os medidores de EC. Agora, se você utiliza diferentes tipos de fertilizantes, busque obter os dois tipos de medidores.
Conheça o EC ideal para cada fase do cultivo e como converter as medidas
Reunimos o EC adequado de cada uma das fases do cultivo para que você possa ter uma ideia de como medir corretamente a condutividade elétrica durante as etapas. Esses valores estão disponíveis em ppm, unidade de medida usada pelos fabricantes de fertilizantes norte-americanos:
Germinação: 0.8 a 1.3 mS/cm (400 a 650 ppm)
Clones: 0.5 a 1.3 mS/cm (250 a 650 ppm)
Vegetativo: 1.3 a 1.7 mS/cm (650 a 850 ppm)
Floração: 1.4 a 2.2 mS/cm (700 a 1100 ppm)
Entretanto, a unidade de medida em ppm não é um padrão mundial – é comum encontrar países que utilizam o EC como forma de mensurar o valor da condutividade elétrica. O que complica a situação é que não existe um padrão mundial para converter EC para ppm, mudando de um país para outro.
Para solucionar o problema, é preciso seguir o modelo de conversão da região de origem. Existem três escalas que são usadas habitualmente pelos cultivadores:
Austrália → 1 ms/cm (EC 1.0 ou CF 10) = 700 ppm
Estados Unidos → 1 ms/cm (EC 1.0 ou CF 10) = 500 ppm
Europa → 1 ms/cm (EC 1.0 ou CF 10) = 640 ppm
Para te auxiliar no momento de medir corretamente a condutividade elétrica, siga as instruções de conversão da tabela abaixo:
Os problemas causados pela falta de controle da EC podem ser revertidos?
O excesso de fertilização pode ocasionar a morte da planta por conta do exagero de sais, fenômeno conhecido como overfert. Já no cenário oposto, a pouca fertilização pode prejudicar o crescimento da planta e deixá-la fraca por conta da falta de nutrientes.
O primeiro passo para reverter esse quadro é lavar o solo para eliminar os minerais excedentes. Posteriormente, deve-se fazer o controle da EC através dos medidores que mencionamos. Outra alternativa é a utilização de nutrientes orgânicos que são “quebrados” por microorganismos e absorvidos pelas raízes. Esse tipo de nutriente diminui a chance de ocorrer o overfert.
Dica do grower: Compre aparelhos de medição calibráveis e de boa procedência. Alguns medidores disponíveis no mercado duram pouco tempo e, em alguns casos, são imprecisos fazendo com que o grower cometa erros desnecessários. Além disso, lembre-se que o fertilizante deve trazer a medida em EC ou ppm em determinado peso ou volume de nutriente.
Quer saber mais e evitar erros no seu cultivo? Acesse o blog da Green Power e confira mais informações para que você possa obter um grow de qualidade.