Aprenda a fazer extração de tintura de cannabis com glicerina

 Em Dicas de Cultivo

Tintura de cannabis com glicerina é uma alternativa para as pessoas que não toleram nem uma gota de álcool, mesmo o álcool sendo um padrão para fazer tinturas e ser um ótimo conservante.
As tinturas de cannabis com glicerina estão disponíveis em muitos dispensários, mas fazer a sua própria tintura não é muito mais do que fazer uma tintura de álcool. São necessários apenas alguns passos extras.

Como fazer tintura de cannabis com glicerina?

Se tiver um extrato de óleo de canábis puro, pode fazer uma tintura de cannabis com glicerina na proporção 1:1 para uma tintura mais concentrada, ou 1:2 para menos concentração. Aquecer suavemente (mas não demasiado) e ou agitar ajuda a misturar.
Se for fazer uma tintura de cannabis com glicerina a partir do zero, comece por fazer uma tintura de álcool cuidadosamente filtrada. Quando a tiver, adicione a tintura de álcool a uma quantidade comparável de glicerina e depois evapore o álcool. A potência da tintura de glicerina pode ser ajustada usando mais ou menos glicerina do que o volume de álcool na tintura.

Um método fácil de evaporar o álcool da glicerina é aquecê-lo em banho maria. Mede-se a tintura de álcool. Saberá quando o processo estiver concluído porque a panela deixará de emitir o cheiro a álcool.

Começar com uma tintura de álcool pode parecer um passo desnecessário, uma vez que é possível extrair tinturas com glicerina diretamente. Mas o álcool é muito mais eficaz a extrair os canabinóides e outros óleos essenciais da marijuana.

Não use o forno para evaporar álcool da tintura!

Poderá encontrar pessoas que dizem que pode usar o seu forno para evaporar o álcool de uma tintura, quer para fazer uma tintura de glicerina ou para a reduzir a óleo. Não o faça. O ponto de inflamação do vapor de álcool etílico puro é apenas de cerca de 27°C, e são necessários apenas 3,3% do volume de vapor de álcool para produzir uma explosão. Os fornos eléctricos podem permitir que se safe com mais, mas até os assados refogados em alguns copos de vinho são conhecidos por terminarem com um estrondo. Aquecer em banho maria numa área bem ventilada ou ao ar livre é uma forma segura de evaporar o álcool.

Como fazer tintura de cannabis com glicerina usando a panela de descarboxilação e infusão?

Apesar da panela de descarboxilação e infusão de cannabis não poder ser utilizada com solventes inflamáveis, a glicerina vegetal de grau alimentício, apesar de ser inflamável, possui ponto de ignição da combustão bem alto, em torno de 300ºC, então é seguro usar na panela que atinge a máxima temperatura de 200ºC na placa de aquecimento. Vamos então a explicação de como utilizar com glicerina vegetal.

Comece enchendo o coador com matéria vegetal, mas evite compactá-la demasiadamente. Em seguida, adicione a glicerina à panela, usando a escala de medição como guia. Insira o coador com a matéria vegetal na panela do dispositivo e feche a tampa, garantindo que esteja travada. Pressione e segure o botão do controlador de funções por três segundos para desbloquear até que a seleção do modo seja ativada. Em seguida, pressione o botão para selecionar o modo de infusão, observando que o indicador de infusão deixará de piscar. O dispositivo iniciará o aquecimento e a agitação, indicados na tela pelos indicadores correspondentes. Quando a temperatura atingir o parâmetro pré-definido, um breve bipe soará e a contagem regressiva do timer começará, indicada pelos indicadores de timer e pela tela. Ao término da contagem regressiva, um bipe soará novamente e a unidade retornará ao modo de espera. Pressione o botão de desbloqueio para abrir a tampa do utensílio, retirando cuidadosamente o coador do dispositivo com luvas térmicas. Deixe o líquido restante escorrer na panela e espere que a infusão esfrie antes de despejá-la em um recipiente de armazenamento. Por fim, desconecte o cabo de alimentação da tomada e aguarde até que a unidade esfrie completamente antes de limpar suas peças.

A temperatura e o tempo pré-definidos padrão para o modo de infusão é de 74 Cº / 165 Fº por 120 minutos, podendo ser alterado manualmente conforme desejado.

Após a extração, basta fazer a filtragem, explicamos como no artigo anterior.

Como armazenar tinturas de cannabis corretamente?

Rotule os frascos com a data e as informações sobre a tintura para diferenciar os lotes. As tinturas com alcool permanecem potentes indefinidamente quando mantidas em um ambiente escuro e fresco. Já as as tinturas de cannabis à base de glicerina, estragam eventualmente se não forem mantidas refrigeradas. Os principais perigos para a integridade de uma tintura são o calor, a luz e o oxigênio. O melhor armazenamento para uma tintura é em um recipiente de vidro de cor violeta fechado e mantido em geladeira ou freezer.

Dica do Ed Rosenthal: Tintura de cannabis multiherbácea

Se as aplicações medicinais forem de seu interesse, pode valer a pena experimentar a combinação de uma tintura de cannabis com outras ervas ou extratos de ervas, bastando fazer a infusão no solvente desejado na panela de descarboxilação e infusão.
Muitas outras ervas podem ser usadas com a cannabis para criar um efeito sinérgico. A raiz de valeriana, a flor de passiflora, a erva-cidreira e a manjerona são calmantes, reduzem a ansiedade e ajudam a dormir. O extrato de cravo pode ser combinado com tintura de cannabis para um remédio herbal para dor de dente que é esfregado nas gengivas.
Recomenda-se mais pesquisas sobre combinações de ervas. Consultar um fitoterapeuta pode resultar em uma infinidade de extratos interessantes e personalizados.

Caso amigo leitor tenha alguma dica de erva que possa ser combinada com cannabis para uma tintura multiherbácea, compartilhe conosco!
A troca de informações aqui no blog é bem importante!

Boas extrações!

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search