Strain de Cannabis, o que são, quais os tipos e os efeitos
Strain de cannabis, em português seria cepa ou variedade de cannabis, assim são chamados os tipos de plantas de cannabis com características únicas.
A cannabis vem de uma espécie de planta chamada Cannabis sativa. As plantas de cannabis silvestres têm características diferentes em todo o mundo, devido ao clima e à geografia. Além disso, plantas com cepas específicas foram cultivadas seletivamente.
As plantas com flores com ingredientes ativos são preferidas para uso médico, enquanto as plantas altas e fibrosas são cultivadas para fazer têxteis de cânhamo.
A linhagem de uma strain de cannabis fornece informações sobre os efeitos e benefícios únicos da variedade. Saiba mais sobre a ciência botânica por trás das strains de cannabis, como novas variedades são criadas e como encontrar a variedade certa para você.
Mas afinal, o que é uma strain de cannabis?
Strain de cannabis é a classificação que determina o quimiotipo (perfil químico), o fenótipo (aparência física) e os potenciais efeitos médicos de uma planta.
Os especialistas em cannabis reconhecem atualmente entre 700 e 800 cepas, mas pode haver milhares de strains desconhecidas ou obscuras que ainda não entraram na lista. Não há limite para quantas strains de cannabis podem evoluir à medida que os growers misturam e combinam plantas diferentes para produzir uma variedade de opções para os usuários.
Como novas strains de cannabis são criadas?
Os cultivadores de cannabis criam novas strains através da criação de plantas masculinas e femininas e do cruzamento de duas para formar um híbrido. Girl Scout Cookies (GSC) é filha de OG Kush e Durban Poison. Cruzar Blueberry com White Widow resultará em Berry White, um excelente exemplo da criatividade eclética de nomear strain de cannabis.
Novas strains de cannabis também podem ser descobertas por meio de pesquisa e exploração botânica.
Quais os efeitos de cada strain de cannabis?
Embora os botânicos não concordem sobre o número de subespécies e variedades de cannabis existentes, as pessoas usam frequentemente os nomes “sativa” e “indica” para distinguir entre strains de cannabis com efeitos opostos. A Sativa é descrita como “edificante e energética”, enquanto a indica é “relaxante e calmante”, já a híbrida é uma combinação de sativa e indica.
No entanto, este sistema de nomenclatura não é confiável, pois não fornece nenhuma informação sobre o conteúdo químico da planta. O cruzamento é tão difundido que não é possível adivinhar o conteúdo químico de uma planta a partir do formato da folha ou do padrão de ramificação. Além disso, fatores como o conteúdo do solo e o ambiente externo podem alterar a potência das plantas cultivadas em diferentes condições.
A única forma de prever verdadeiramente os efeitos de uma strain de cannabis no corpo humano é observar o seu perfil de canabinóides e terpenos presentes, normalmente isso é informado na embalagem do pacote de sementes de cannabis.
E se você tiver uma receita de cannabis medicinal, siga cuidadosamente as instruções de dosagem para aproveitar ao máximo sua variedade de cannabis com segurança.
Strain de cannabis mais populares
Novas strains de cannabis surgem constantemente, com os cultivadores misturando variedades estabelecidas em híbridos originais. Seguem alguns exemplos de strains de cannabis populares:
- Northern Lights: cepa Indica com perfil sensorial de pinho; comumente usado para tratar ansiedade e insônia;
- Dutch Treat: cepa Sativa rica em CBD e extremamente popular entre usuários médicos;
- Sour Diesel: Não é para amadores, Sour Diesel tem alto teor de THC e baixo teor de CBD; supostamente eficaz no tratamento da dor;
- Black Magic Kush: De cor profunda e rico em terpeno pineno; ele faz sua mágica ajudando muitas pessoas a adormecer;
- Amnesia Haze: Outra cepa que pode levá-lo a um sono profundo com seus potentes efeitos tranquilizantes.
Estas são apenas algumas das strains de cannabis mais populares do mercado. OG Kush, Blue Dream, White Widow, Super Lemon Haze e Granddaddy Purple são inúmeras outras variedades mais vendidas que as pessoas recorrem para fins medicinais e recreativos.