Mofo na cannabis, aprenda a detectar os tipos mais comuns

 Em Dicas de Cultivo

Mofo na cannabis consegue acabar com um cultivo inteiro! É tão decepcionantes descobrir que as plantas de cannabis ou o estoque de flores estão infestados de mofo. Estas infecções fúngicas podem ocorrer em plantas vivas, bem como em colheitas de cannabis armazenadas sem secagem ou higiene adequada. Felizmente, existem maneiras de evitar tal decepção. Nesse artigo, identificaremos vários tipos de mofo, seus sintomas e explicar como manter o mofo longe do cultivo de cannabis.

Sintomas para identificar mofo na cannabis

O mofo nas plantas de cannabis ou num estoque de flores secas podem realmente arruinar o cultivo. Mas da pra piorar: a erva mofada pode até prejudicar a saúde. Isso torna extremamente importante verificar regularmente o cultivo em busca de problemas de fungos e certificar de que ainda é seguro para consumo.

Os sintomas de mofo na cannabis podem variar dependendo do estágio de infecção e do tipo de mofo envolvido. No entanto, aqui estão alguns sinais comuns que podem indicar a presença de mofo:

  • Manchas brancas, cinzas ou esbranquiçadas: O mofo pode aparecer como manchas esbranquiçadas, cinzas ou acinzentadas nas folhas, flores ou nos buds (cabeças das flores).
  • Pó ou película esbranquiçada: Em estágios avançados, o mofo pode parecer um pó branco, como se a planta estivesse coberta por uma película de cor esbranquiçada.
  • Textura ou aparência anormal: As áreas infectadas podem ter uma textura pegajosa, murcha ou macia. O mofo também pode causar deformações nas folhas ou flores.
  • Odor desagradável: Algumas infecções por mofo podem produzir um cheiro desagradável, característico de mofo ou bolor.
  • Alterações de cor: Além do branco ou cinza, algumas manchas de mofo podem ter outras cores, como verde, preto ou marrom, dependendo do estágio e do tipo de mofo.
  • Crescimento fúngico visível: Em casos avançados, o mofo pode ter crescimento visível sobre as partes da planta afetada.
  • Folhas ou partes da planta morrendo prematuramente: Em casos graves, partes da planta podem começar a morrer prematuramente devido à infecção por mofo.

Como detectar mofo na cannabis e suas flores

Se usa a visão para detectar mofo na cannabis, para isso tenha um ambiente bem iluminado e use adicionalmente uma lanterna como fonte de luz brilhante. Reserve um tempo para inspecionar minuciosamente a planta e suas flores por todos os lados. Recomendamos usar um microscópio de bolso para facilitar a análise, ele inclusive tem fonte de luz brilhante e de luz ultravioleta, que pode ser utilizada para detectar certos tipos de mofo devido à sua capacidade de fazer com que determinados fungos e bactérias emitam fluorescência. Quando expostos à luz ultravioleta, alguns tipos de mofo podem brilhar ou emitir uma cor esverdeada, amarelada ou branca, tornando-os visíveis aos olhos humanos.

Se acontecer de descobrir mofo na cannabis, recomendamos descartar. Consumir erva mofada não é muito bom! É bem complicado tirar o mofo da cannabis ou simplesmente cortar os pedaços mofados. Depois de ver o mofo aparecer na superfície de uma flor, pode presumir com segurança que o fungo se espalhou por toda a flor e além, mesmo que não seja possível ver. Não arrisque a saúde por causa de algumas gramas de cannabis!

Tipos comuns de mofo na cannabis

Existem três tipos de fungos que causam a maioria dos problemas associados ao mofo na cannabis.

  1. Mofo Cinzento (Botrytis cinerea) – O mofo cinzento é a infecção fúngica mais comum encontrada na cannabis. É mais provável que ocorra na fase de floração do que após a colheita. O processo geralmente ocorre de dentro para fora das flores.
    Este fungo é especialmente problemático em condições de alta umidade, temperaturas amenas e em plantas que já foram danificadas por estresse, lesões ou outras doenças. O Botrytis cinerea se espalha através de esporos transportados pelo vento, água ou contato direto com plantas afetadas.
    Os sintomas comuns do ataque de Botrytis incluem manchas acinzentadas no tecido vegetal, que podem progredir para um mofo cinzento e empapado, conforme o fungo se desenvolve.
  2. Aspergillus – O Aspergillus, ao contrário da botrytis, geralmente se instala após a colheita das flores. Os esporos transportados pelo ar podem causar sérios problemas de saúde, especialmente para aqueles com sistema imunológico enfraquecido. Este fungo pode causar uma doença chamada aspergilose, que pode se espalhar dos pulmões para os rins e cérebro. É uma condição rara, mas mesmo assim o aspergillus é uma das principais razões para nunca consumir cannabis mofada.
  3. Oídio – O mofo é um fungo que se espalha rapidamente. As infecções podem começar em qualquer parte da planta, incluindo folhas, galhos e caules. As plantas murcham e morrem onde quer que o mofo se espalhe. As plantas afetadas pelo oídio parecem cobertas de pó de talco, apresentando aglomerados de mofo branco. Se você agir rápido, terá uma chance de parar as infecções por mofo, mas se o mofo se espalhar muito, as plantas afetadas geralmente estão condenadas – e com toda a probabilidade, seus vizinhos também.

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search