Rotina do cultivo: Como fazer a rega junto com a aplicação de fertilizantes

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Usando o canal O que fazer quando, um leitor do blog e cliente da Green Power compartilhou uma dúvida interessante sobre a rotina do cultivo e que envolve o uso de fertilizantes e a rotina de rega das plantas. A pergunta enviada por ele é a seguinte:

A aplicação de fertilizantes indicado pela tabela na primeira semana fala para utilizar 2ml em 3,79 litros de água. Essa dosagem serve para regar os setes dias da semana ou uma vez na semana?

A Green Power responde:

Na rotina do cultivo, as regas devem ser feitas com bastante cautela. Não é necessário regar as plantas todos os dias até porque isso é prejudicial para planta e um erro que muitos cultivadores cometem. O recomendado é fazer a rega apenas de uma a duas vezes por semana.

Como sempre destacamos quando falamos de rega, é preciso fazê-la com bom senso. Antes de tudo, é importante avaliar o grau de umidade do solo ou substrato do vaso. As plantas nunca devem estar em um solo encharcado. É preciso deixar a água escoar e ser aproveitada pela planta antes de fazer uma nova rega.

O que acontece é que às vezes o cultivador pode ser levado a pensar que, por estar aplicando o fertilizante junto na água da rega, as plantas precisam receber essas doses para se nutrir e crescerem rápido, mas isso não é verdade. Tanto a água quanto o próprio fertilizante precisam de um tempo para que a planta possa assimilá-los e incorporá-los.

Outra questão importante de esclarecer é que os fabricantes geralmente usam a contagem de tempo semana a semana para se referir ao tempo de desenvolvimento da planta no cultivo indoor. Isso não quer dizer que o jardineiro precisa fazer as rotinas diariamente. Lembre-se: na rotina do cultivo, elas são semanais, como indicam as próprias tabelas de fertilizantes. A única rotina do cultivo diária é a observação das plantas, buscando por sinais de ataque de pragas, por exemplo. Todas as outras rotinas são semanais.

Uso da água na rotina do cultivo

Para não deixar nenhuma dúvida a respeito, confira o exemplo a seguir:

Supomos que você cultiva quatro plantas no grow.

Você prepara a água da rega e observou que a recomendação do fabricante do fertilizante é uma dosagem de 2ml em 3,79 litros de água. Essa quantidade de água é apenas uma medida padrão e não significa que você deverá preparar uma solução água + fertilizante nessa quantidade toda.

O total de água a ser usado deve ser adequado ao número de plantas que você está cultivando.

Nesse caso, supondo que sejam 4 plantas, como citado acima, se fossemos preparar a solução cheia (3,79 litros), cada planta receberia aproximadamente 947ml (3,79 divididos por 4) de água nessa rega. Ou seja, quase 1 litro de água de uma vez, o que é muita coisa!

O recomendado é que a quantidade de água seja algo em torno de 500ml por planta a cada rega, e mesmo assim essa quantidade pode variar bastante de acordo com o tamanho do vaso e das condições climáticas na estufa (temperatura e umidade). Considerando um vaso tamanho padrão, com volume de 7 a 8 litros, essa seria a quantidade de água que as plantas devem receber na rotina semanal, com no máximo duas regas de 500ml cada por semana.

Fazendo um cálculo simples, o cultivador deverá adaptar a dosagem que vem recomendada no rótulo do fertilizante para as seguintes medidas:

Se em 3,79 litros de água, você deveria adicionar 2ml do fertilizante, para 2 litros de água deverá adicionar aproximadamente 1,06ml de fertilizante.

Mas o cultivador não poderia preparar a solução completa, usando mais água, e armazenar durante a semana para a próxima aplicação?

Sim, é uma opção, mas desde que mantenha a solução num frasco limpo, com tampa e de preferência de vidro escuro, ou, pelo menos, abrigado da luz para evitar a degradação do nutriente. Se a temperatura ambiente estiver muito elevada é recomendado ainda manter a solução na geladeira, e retirar o frasco para a temperatura ambiente um tempo antes de aplicar nas plantas. Mesmo assim, o mais indicado é sempre preparar uma “comida fresquinha” para suas plantas.

Sobre uso de fertilizantes, leia também:

Conheça as PIORES práticas relacionadas ao uso de fertilizantes

Como usar as tabelas de fertilização General Hydroponics no seu cultivo indoor

3 dúvidas sobre uso de fertilizantes

Showing 5 comments
  • XRumerTest

    Hello. And Bye.

  • Pelicano

    Toda informação é bem

  • ipfan.info

    Existem v rios tipos de biofertilizantes que podem ser utilizados e muitos s o formulados, diariamente, nas propriedades de acordo com as op es de materiais existentes e com a criatividade do produtor. No caso do cultivo da melancia, aconselha-se adicionar alguns micronutrientes, principalmente em solos onde tenham sido utilizados fertilizantes org nicos nos ltimos cultivos. Como sugest o geral, adicionar aos biofertilizantes sulfato de zinco, sulfato de cobre e molibdato de am nio.

  • Growbriel

    Salve!
    Posso utilizar varios fertilizantes na mesma rega?
    Ex: sensi bloom AeB + big bud + b52

    Ou tenho que fazer separa?

    Ótimo texto!

    • Maria Joana

      Podes sim, mas siga a tabela de fertilização da advanced!

Start typing and press Enter to search