Conheça os problemas que o excesso de água no cultivo podem causar

 Em Dicas de Cultivo

Excesso de água no cultivo é um erro fácil de cometer e provavelmente é causado pela preocupação de que as plantas precisem de doses constantes de água. É uma armadilha em que os novatos costumam cair.
As plantas usam seus sistemas radiculares para respirar ar, além de absorver água, e se suas raízes estiverem constantemente inundadas com água, elas começarão a se afogar.

Problemas com excesso de água no cultivo

O excesso de água no cultivo através de uma rega mal executada pode acarretar diversas complicações no desenvolvimento das plantas, vejamos:

  • Folhas amareladas, manchas marrons, caules escurecidos e queda de folhas são sintomas bem comuns do excesso de água no cultivo.
  • Raízes encharcadas, o excesso de água pode levar ao apodrecimento das raízes, o que pode afetar a capacidade da planta de absorver água e nutrientes. Isso pode levar a um crescimento deficiente, descoloração e murchamento das folhas.
  • Fungos e doenças: o excesso de água pode criar condições favoráveis para o crescimento de fungos e bactérias, que podem levar a doenças e infecções nas plantas. Isso pode resultar em manchas nas folhas, podridão das raízes e outras condições prejudiciais.
  • Estresse hídrico: Embora possa parecer contraditório, o excesso de água pode levar a um tipo diferente de estresse nas plantas. O solo encharcado pode afetar a capacidade da planta de absorver oxigênio, levando à acumulação de produtos químicos tóxicos no solo e a uma diminuição no crescimento e desenvolvimento das plantas.
  • Redução da qualidade e produção: o excesso de água pode afetar a qualidade e a produção das plantas de cannabis. O excesso de água pode afetar a absorção de nutrientes, a fotossíntese e a produção de flores e botões, levando a uma redução na qualidade e na quantidade da colheita.

Como solucionar o problema de excesso de água no cultivo?

Existem várias maneiras de solucionar o excesso de água no cultivo de cannabis. Aqui estão algumas sugestões:

  • Verifique a drenagem do solo: A drenagem do solo é uma das principais causas do excesso de água no cultivo. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado e que a água não esteja acumulando na superfície. Se o solo não estiver bem drenado, adicione areia ou perlita para melhorar a aeração do solo. Usar vasos de feltro Power Pot ajuda também.
  • Verifique a frequência e quantidade de rega: É importante verificar esse detalhe para evitar excessos. As plantas precisam de água, mas não em excesso. Verifique o solo antes de regar novamente e deixe-o secar um pouco antes de regar novamente.
  • Use um substrato que retenha menos água: Algumas misturas de substrato podem reter mais água do que outras. Se o excesso de água é um problema recorrente, considere a utilização de um substrato que retenha menos água, como uma mistura de solo com perlita.
  • Ajuste o pH da água: O pH da água pode afetar a absorção de nutrientes pelas plantas. Se o pH estiver muito alto ou muito baixo, isso pode afetar a capacidade da planta de absorver água e nutrientes. Use um medidor de pH para verificar o pH da água e ajuste-o se necessário. Medição ideal entre 5.8 e 6.3.
  • Utilize ventiladores para aumentar a circulação de ar: A utilização de ventiladores pode ajudar a aumentar a circulação de ar e reduzir a umidade do ar. Isso pode ajudar a secar o solo e evitar o acúmulo excessivo de água no solo.
  • Retire o excesso de água do solo: Se o solo estiver muito encharcado, pode ser necessário retirar o excesso de água do solo. Use um pano ou toalha para absorver a água do solo ou utilize um sistema de drenagem para remover o excesso de água.

Portanto, é importante garantir que o solo seja bem drenado e que as plantas recebam água suficiente, mas sem excessos. Monitorar a umidade do solo e garantir que as plantas recebam água com moderação pode ajudar a prevenir problemas causados pelo excesso de água.
E ao detectar o excesso de água no cultivo, deve-se agir rapidamente para evitar danos permanentes às plantas. Verifique regularmente o solo e as plantas para evitar o excesso de água e tome medidas corretivas imediatamente se necessário.

Showing 2 comments
  • Silvia Maria Oliveira Bueno
    Responder

    Obrigada pelas dicas foram maravilhosas, gratidão

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search