3 dicas para iniciar um cultivo indoor

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O cultivo indoor é uma alternativa viável e que pode ser adotado por qualquer pessoa, mesmo aquelas que ainda não dominam todos os conhecimentos necessários para gerar plantas de qualidade e potentes. Nesse sentido, para quem tem o desejo de iniciar um cultivo indoor e não sabe quais são os primeiros passos que precisa dar, apresentamos neste post três dicas principais que ajudam neste processo.

Planejamento e organização para iniciar um cultivo indoor

“Vou iniciar um cultivo indoor”. Tomar esta decisão não é tão simples. Não basta querer, é preciso avaliar uma série de fatores. O que é fundamental para a tomada de decisão de iniciar o cultivo indoor é apostar em planejamento e organização. Não dá para iniciar sem ter analisado questões como o espaço onde será instalada a estufa. A partir disso também, deve-se avaliar qual será o tamanho do cultivo com o número de vasos que irá usar (o que depende ainda do tamanho da estufa que será comprada). Leve em consideração o espaço e também sua disposição para as tarefas de manutenção. Quanto mais vasos, maior o tempo de dedicação.

Outro ponto importante para avaliar antes de iniciar o cultivo indoor é a segurança. É preciso certificar-se que todas as medidas serão tomadas a fim de que sejam evitados problemas com a própria instalação do grow. Verifique as instalações elétricas e o isolamento luminoso. Não deixe de assegurar também que o local escolhido para o cultivo seja seguro contra intrusos. Tome todas as precauções em relação a isso para que o cultivo transcorra sem dificuldades e o foco fique apenas no acompanhamento das plantas, para que cresçam saudáveis e possam render uma colheita de qualidade.

Iluminação

A iluminação é um dos principais itens no cultivo indoor, junto com a escolha de fertilizantes e a rotina de manutenção. Como já destacamos no blog, a luz é um fator importante para o desenvolvimento das plantas porque é a fonte de energia que transforma nutrientes em alimento e isso se reflete no crescimento, no tamanho das folhas e na produção de flores e sementes. A escolha errada da iluminação pode, portanto, prejudicar a planta e interromper seu desenvolvimento.

Por isso, antes de iniciar o cultivo, procure informações para saber qual a iluminação mais adequada para o seu grow/cultivo, evitando gambiarras que possam colocar em risco toda a instalação elétrica. Quem vai começar o cultivo indoor geralmente opta por um desses tipos de iluminação: LEDs, lâmpadas de vapor de alta pressão ou lâmpadas fluorescentes. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens e não por acaso levantam dúvidas entre os cultivadores.

Grow LEDsEficientes e econômicos, os painéis de LED rendem ótimas colheitas com baixo custo e esforço de instalação/manutenção.  Ainda que o resultado final possa depender também de outros fatores, como o fertilizante utilizado, de uma forma geral os paineis mais modernos atendem perfeitamente as necessidades para uma colheita farta. Isso ocorre muito por conta da eficiência com que é feita a conversão da energia elétrica em luz e porque não geram calor – o que faz toda a diferença no desenvolvimento da planta e economiza na instalação de equipamentos de climatização. Recomendados desde cultivos de pequeno até grande porte, os painéis tem um preço mais alto, mas que é compensado pela alta durabilidade e também pela economia na conta de energia elétrica. Para instalação é só plugar na tomada.

Lâmpadas de vapor de alta pressão – Entre as vantagens das lâmpadas de vapor de alta pressão está a possibilidade de manutenção de várias plantas em um cultivo indoor. Assim como os LEDs, se bem instaladas, costumam gerar colheitas grandes e consistentes com produto final de alta qualidade. As lâmpadas deste tipo  são indicadas para quem quer levar o cultivo indoor a sério e não fazer apenas uma “experiência”, assim como também não é indicado para estufas de pequeno porte. Isso porque exige a instalação de equipamentos de exaustão, pois geram bastante calor.  Sem esse cuidado as plantas certamente queimarão. Dependem de reatores para funcionar e sempre recomenda-se a instalação por um profissional habilitado. Além disso, as lâmpadas de vapor de alta pressão geram um aumento significativo na conta de energia. São utilizadas separadamente, lâmpadas de vapor metálico (HQI) para o estado vegetativo do cultivo e lâmpadas de vapor de sódio (HPS) para a floração.

Lâmpadas fluorescentes –  Se quer um cultivo simples, entre uma a quatro plantas, com rendimento médio, barato e fácil de configurar e manter, então as lâmpadas fluorescentes são as mais recomendadas, também conhecidas como CFL. São compatíveis com qualquer espaço, geram pouco calor e impactam pouco no consumo de energia. Para iniciantes, ótima opção. Mas é importante destacar que é muito difícil cultivar plantas grandes com o uso de lâmpadas fluorescentes.  

Tempo e dedicação

A decisão de iniciar um cultivo indoor não termina quando está tudo pronto, sementes nos vasos e iluminação funcionando. As plantas não crescem sozinhas e exigem do cultivador uma rotina definida para manutenção. É necessário dedicar um tempo na rotina semanal para cuidado do cultivo.

A dica é aprofundar a leitura sobre técnicas para cultivo indoor e a partir disso, preparar a rotina. Comece organizando um calendário em que irá anotar o tempo para o desenvolvimento das plantas. E já é possível também prever a época de floração e de colheita, quando o cultivador deve ficar mais atento, seja para não perder o ponto ideal de corte das flores, seja para não incomodar vizinhos e visitantes com os aromas das plantas comuns nessa época.

Um dos cuidados principais na manutenção de um cultivo indoor é com a água. Já contamos no blog que não é recomendado colocar água a toda hora, a todo instante. A rega precisa ser na dose certa para que a umidade em excesso do solo não atrapalhe no desenvolvimento na zona de raízes da planta, assim como ocorre quando a terra está seca. Use o truque do palito de picolé. Coloque o palito até o fundo do vaso e avalie a umidade do mesmo. Se estiver úmido na ponta, aguarde para nova rega.

Além destas três dicas, não deixe de ler também:

O que preciso saber sobre micronutrientes para iniciar o cultivo indoor

Na loja da Green Power você encontra tudo o que precisa para iniciar seu cultivo indoor. Acesse!

Start typing and press Enter to search