Saiba como prevenir o alongamento vertical da cannabis no cultivo
O alongamento vertical da cannabis é algo a ser evitado, explicamos o que significa esse alongamento no artigo anterior, ele é caracterizado por plantas altas e finas que reduzem a produção do cultivo.
Nessa segunda parte do artigo, vamos explicar algumas maneiras de prevenir o alongamento da cannabis.
Escolha da genética para evitar o alongamento vertical da cannabis
Este é o primeiro fator a pensar antes de começarmos, devemos certificar-nos de que as plantas que pretendemos cultivar, sejam de sementes ou clones, são adequadas ao espaço de cultivo disponível e se pretendemos cultivar várias variedades em conjunto, elas deve mostrar aproximadamente as mesmas características de alongamento para garantir uma cobertura verde e uniforme que atinja o máximo rendimento durante a floração. Como regra geral, as plantas Indica não se alongam muito, enquanto as Sativas e os híbridos sativo-dominantes tendem a se alongar mais.
Fotoperíodo curto para prevenir o alongamento vertical da cannabis
Parece quase óbvio demais mencionar, mas um assunto que acompanha a escolha de genética é a decisão de quando fazer a mudança do horário de luz 18/6 do crescimento vegetativo para o fotoperíodo 12/12 necessário para induzir a floração. Se sabemos que as plantas que cultivamos têm tendência a esticar, faz sentido dar-lhes um período vegetativo mais curto, permitindo um amplo espaço livre na estufa de cultivo para expansão ascendente, certificando-nos de que otimizamos ao máximo a nossa área de cultivo.
Espectro de luz para prevenir o alongamento vertical da cannabis
É uma prática tradicional usar lâmpadas HPS durante a floração, elas são as dominantes no cultivo de cannabis industrial em alta escala. Essas lâmpadas fornecem um espectro de luz quente com mais frequências vermelhas, projetadas para imitar a luz natural do outono para ajudar na floração. No entanto, ao mesmo tempo, é essa mesma luz do espectro de luz vermelha que induz o alongamento em nossas plantas. Uma maneira fácil de evitar isso é continuar usando as mesmas lâmpadas de iodetos metálicos que usamos durante o crescimento vegetativo por mais algumas semanas na floração. Após 2-3 semanas de 12/12 podemos trocar a lâmpada MH pela HPS e continuar a floração normalmente.
Fertilização, CO2 e irrigação para prevenir o alongamento vertical da cannabis
Quando as plantas de cannabis se esticam, elas estão consumindo ao mesmo tempo grandes quantidades de nutrientes, especificamente Nitrogênio e Fósforo, juntamente com uma grande quantidade de água. Ao cortar esses macronutrientes e reduzir a irrigação nas primeiras semanas de floração, podemos ter uma influência positiva na redução do estiramento das plantas. Se você usa CO2 em seu crescimento, pare com isso pelo mesmo período para aumentar o efeito e reduzir ainda mais o alongamento.
Ventilação para prevenir o alongamento vertical da cannabis
Um passo simples que pode ajudar muito é melhorar a ventilação e o movimento do ar usando pelo menos um ventilador no grow além dos exaustores de extração de ar. Isso atuará para fortalecer as plantas dentro da estufa, movendo-as com a brisa e promovendo caules mais grossos e um crescimento mais robusto.
Maximizar a iluminação para prevenir o alongamento vertical da cannabis
As plantas crescem naturalmente em direção à luz e, em situações de pouca luz, elas se alongam e se esticarão para alcançar a iluminação que desejam, levando a plantas finas e esguias com caules fracos. Podemos evitar isso certificando-nos de duas coisas, primeiro não superlotando a estufa de cultivo indoor: é sempre tentador tentar espremer um ou dois vasos extras na tenda de cultivo para aproveitar ao máximo o espaço, mas muitas vezes isso é um problema. Pois a baixa intensidade de luz em todas as plantas e a falta de movimento do ar podem levar a plantas elásticas e outros problemas mais sérios de saúde, como mofo e pragas.
O segundo passo que devemos dar é garantir que nossas lâmpadas de cultivo estejam penduradas na distância correta do topo das plantas, isso deve ser perto o suficiente para iluminar a planta totalmente, mas longe o suficiente para evitar queimar o topo da planta. Essa distância varia de acordo com o tipo de lâmpada e sua potência, portanto, consulte a growshop onde comprou em caso de dúvida.
Treinamento e poda para prevenir o alongamento vertical da cannabis
Se tivermos espaço horizontal suficiente em nossa área de cultivo, qualquer planta alta e esguia pode simplesmente ser treinada para caber na área amarrando os topos ou usando uma rede de treliça para criar um cultivo estilo SCROG, essa é uma ótima maneira de minimizar a altura da planta e maximizar a produção ao mesmo tempo. No entanto, o que um SCROG economiza em espaço vertical ele ocupará em espaço horizontal e se não tivermos tanto espaço na estufa para treinar plantas, então uma opção mais drástica é podar as plantas, cortando os topos para interromper completamente o crescimento vertical. Esta tecnica de choque da poda tenderá a interromper completamente o crescimento da cannabis por alguns dias, pois a ação de remover o topo incentiva as plantas a crescerem mais arbustivas com mais ramificações laterais.
Dica do grower 1:
Hormônio Floral é um regulador de crescimento vegetal que pretende travar o crescimento vertical e induzir a floração, permitindo-nos não só controlar a altura final das plantas, como também aumentar o tempo de floração. De acordo com o fabricante, isso também leva automaticamente a botões maiores e mais densos e a uma melhor formação de flores. Incusive o Hormônio Floral é compatível com o uso de CO2 para melhores resultados. Encontre esse produto nas growshops Green Power
Dica do grower 2:
Raízes restritas. Como mencionado no artigo, as variedades de sativa são muito propensas ao alongamento e podem ser um verdadeiro desafio para crescer até a maturidade total em ambientes fechados, pois tendem a continuar crescendo bem no período de floração. Ao longo dos anos, os especialistas no cultivo dessas cepas mais tropicais descobriram que podem administrar o alongamento mantendo as plantas em vasos menores durante as primeiras quatro semanas do período de floração, apenas replantando em um vaso maior quando o alongamento terminar.