Excesso de luz pode causar problemas no cultivo?

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Recentemente, o leitor Otávio nos enviou pelo canal O que fazer quando uma pergunta sobre a reação do cultivo ao excesso de luz, ele quer saber qual problema poderia ter no cultivo se tiver iluminação demais.

Assim como a falta de luz, a luminosidade em abundância também pode ocasionar problemas ao cultivo. Por isso, neste texto você vai saber mais sobre o excesso de luz e os problemas que ele pode trazer para o seu cultivo.

Quando o assunto é iluminação, existe uma série de fatores e de equipamentos que devem ser avaliados no momento de iniciar o grow. A iluminação artificial pode ser feita de diversas maneiras e com o uso dos mais variados tipos de utensílios: luzes artificiais de vapor de sódio, incluindo também os painéis de LED.

Entretanto, um ponto que deve ser levado em consideração é que a luminosidade não ultrapasse 20000 lumens por metro quadrado – no caso das luzes de LED, a mediação é realizada pelo Photosynthetically Active Radiation (PAR).

O que acontece com a planta quanto tem excesso de luz?

Possivelmente, a planta irá mostrar dois tipos de características quando ocorrer o excesso de luz: folhas amareladas ou queimadas. Esses problemas podem acontecer mediante duas situações. O caso mais comum é motivado pela proximidade do topo da planta às lâmpadas, o que ocasiona a queima das folhas.

Em um segundo cenário, o excesso de luz pode afetar a fotossíntese e aumentar o consumo de CO2. Se a ventilação e a exaustão não forem suficientes, vai ocorrer deficiência de CO2 no cultivo, acarretando perda no desenvolvimento e na maturação das plantas.

Iluminação adequada para cultivo indoor

Ao iniciar um cultivo indoor é importante determinar o tipo de iluminação para obter bons resultados no seu cultivo.

Para os growers que optam pelo uso de painéis de LED, é necessário manter o topo das plantas a uma distância de 20 cm das lâmpadas. Além disso, recomenda-se mensurar a quantidade de luz que as plantas absorvem de acordo com o espectro do LED – para isso é preciso ver as especificações do fabricante em relação à distância ideal e quantos mols/cm² (PAR) as plantas absorvem com esse afastamento.

Já para os cultivadores que decidem utilizar lâmpadas a vapor, é essencial que elas sejam colocadas no interior de um sistema de exaustão, ou cool tubes, principalmente se forem muito potentes. Cometer erros nesse tipo de situação, além de acarretar os problemas já citados, pode provocar o desequilíbrio térmico do ambiente.

Como amenizar o impacto da luz solar no cultivo outdoor

O principal cuidado para evitar excesso de luz no cultivo outdoor é escolher com cautela o local onde o cultivo será instalado. O ideal é que o grow não receba mais de seis horas de sol sem interrupção por dia, e que obtenha a luminosidade através de sombreamentos naturais ou artificiais, como telas escuras, cercas vivas, entre outros.

Antes de iniciar o cultivo, o grower deve realizar uma pesquisa para escolher qual tipo de planta vai suportar o calor e a luz solar de maneira direta. Nesse procedimento é necessário levar em consideração o clima da região, a localização e as diferenças de foto-períodos.

Tenha um sistema de exaustão para reduzir o impacto do calor exagerado

Uma das formas de amenizar o excesso de luz é adotando um sistema de exaustão. O método faz com que o calor da lâmpada seja dissipado para fora do grow, refrescando o ambiente. Esse procedimento torna-se ainda mais eficiente quando a iluminação é feita através de painéis de LED.

No entanto, mesmo com a utilização do sistema de exaustão, a proximidade exagerada poderá causar a queima do topo das plantas devido a emissão de calor. Diante dessa situação, o grower deve adotar o uso de ventiladores ou ar-condicionado para arejar o cultivo, e evitar danos às plantas.

E não esqueça: um dos passos mais importantes para obter um cultivo de qualidade é escolhendo o equipamento de iluminação adequado. Caso contrário, a produção será baixa, e vai provocar prejuízos financeiros.

Também tem alguma dúvida sobre cultivo? Envie para a gente.

Showing 11 comments
  • JARBIO ESCOBAR DE AMORIM

    Bom dia, gostaria de saber se vocês tem alguma experiência com milho hidropônico no sistema indoor??
    Estou iniciando estudos para implantar um projeto neste sentido….

    Desde já agradeço

  • claudio mendes vieira jr

    Excelente Matéria Obrigado GREEN POWER E UM Abraço à Todos e Boas Vendas

    • admingreenblog

      Jah Bless!

  • Flavio

    Amigo qual seria a distância máxima da luz pra planta? To querendo comprar um grow maior de 1m X11,80m. Poderia me ajudar?
    Obrigado!

    • admingreenblog

      Podes usar 1000w amigo, aqui:

  • Washington Luis

    E aí galera da green power, tenho uma grande dúvida sobre área de iluminação.
    Tenho um mini grow 35x45x70, pretendo cultivar 2 plantas com técnicas de amarra e poda. Comprei um led de 1000w full spectrum, lúmens, dizem eles que é Quantum board, paguei 700$.
    A dúvida é…
    Acertei no led, exagerei ou aínda falta e porque?
    Muito obrigado, forte abraço

    • Maria Joana

      Muita luz para seu pequeno espaço amigo. Leia a matéria.

  • Washington Luis

    lumens

  • Bruno

    Ola , estou usando um painel de led 100w branco + 2 lâmpadas fullspectrum 28w

    O grow tem 90x50x50 pra 2 plantas em vasos de 2 litros .

  • Roger

    A materia acaba tratando de calor.
    A minha dúvida persiste.
    Se for em um lugar frio e com bom exaustor. Uma tenda de 1m x 1m, qual o efeito indesejado poderia ter ao colocar uma HPS DE ??

    A planta ñ sentirá calor, só muita luz.
    Terei algum prejuízo pelo excesso de luz ???

    • admingreenblog

      Respondemos ali amigo, vou replicar:

      Possivelmente, a planta irá mostrar dois tipos de características quando ocorrer o excesso de luz: folhas amareladas ou queimadas. Esses problemas podem acontecer mediante duas situações. O caso mais comum é motivado pela proximidade do topo da planta às lâmpadas, o que ocasiona a queima das folhas.

      Em um segundo cenário, o excesso de luz pode afetar a fotossíntese e aumentar o consumo de CO2. Se a ventilação e a exaustão não forem suficientes, vai ocorrer deficiência de CO2 no cultivo, acarretando perda no desenvolvimento e na maturação das plantas.

      No seu caso 1000w está adequado para seu grow de 1×1, vai ficar top!

Start typing and press Enter to search