Lã de rocha: o que é e como usar no seu cultivo de cannabis

 Em Dicas de Cultivo

Lã de Rocha é um mineral feito de rocha basáltica ou rocha vulcânica com calcário transformado em fibras e adicionado um aglutinante. Essas fibras são comprimidas e cortadas em vários formatos, como cubos, placas, blocos e plugs.
A lã de rocha para cultivo usa um agente umectante que a deixa absorvente a água, combinado com as bolsas de ar dentro da lã, permite um umedecimento e drenagem perfeita, nunca perdendo sua capacidade de absorver água.
Foi criada como um material isolante, mas após mudarem seu processo de fabricação, tornou-se um meio de cultivo muito eficiente. Atualmente é utilizada amplamente na indústria da cannabis.

Quais os benefícios da lã de rocha?

A lã de rocha é conhecida por sua excelente capacidade de retenção de água e boa drenagem, o que a torna uma opção popular para o cultivo hidropônico.
Ela também atua como um isolante térmico, ajudando a manter uma temperatura estável no ambiente de cultivo. Isso é particularmente benéfico em regiões com variações de temperatura significativas, pois a estabilidade térmica favorece o crescimento e o metabolismo das plantas.
Como é um substrato estéril, isso a torna resistente a muitas doenças e pragas que podem afetar as plantas de cannabis. Ela também não atrai fungos ou bactérias nocivas, o que reduz o risco de infecções e infestações.
A lã é um substrato de cultivo versátil e de fácil manejo, podendo ser moldada em blocos ou em forma de painéis, facilitando o seu uso em diferentes sistemas de cultivo, como hidroponia, aeroponia ou cultivo em vasos.

Como preparar a lã de rocha para o cultivo de cannabis?

A cannabis é frequentemente germinada em cubos de lã de rocha antes de ser transplantada para o vaso em que será cultivada até o final da floração. Porém, ela deve ser preparada antes de iniciar o plantio, Primeiro, mergulhe-a em água com pH ajustado por 5 minutos para remover quaisquer impurezas, reter umidade e equilibrar seu pH naturalmente ácido. Em seguida, deixe a lã de rocha escorrer o excesso de água, mas certifique-se de que ela ainda esteja úmida. Após, plante as sementes de cannabis diretamente no meio da lã de rocha úmida. Coloque-a a uma profundidade adequada e feche levemente o local do plantio com a própria lã de rocha. Mantenha ela sempre úmida, mas evite encharcá-la.

Lembre-se de que a lã de rocha é um substrato inerte, o que significa que não contribui com nutrientes para as plantas. Portanto, é crucial fornecer a alimentação adequada por meio da solução nutritiva. Além disso, a lã de rocha pode ser irritante para a pele e os olhos, portanto, tome as precauções necessárias ao manuseá-la.

Como germinar sementes de cannabis usando lã de rocha incubando em uma cabine de germinação?

Esse método de germinação de sementes é bem eficaz pois cria um microclima perfeito para a criação da vida vegetal. Basta colocar a lã de rocha na cabine de germinação com as sementes para criar um ambiente adequado pode aumentar as taxas de germinação, para isso, é necessário manter a temperatura ambiente dentro da cabine entre 20°C e 25°C, e a umidade entre 70% e 90%, usando um termo higrômetro para monitorar o microclima. Regule as janelas de ventilação para que tenha uma circulação de ar de baixa intensidade para promover a troca de gases, e mantenha a lã de rocha úmida usando um pulverizador para borrifar o domo transparente da cabine regularmente, com água limpa e sem cloro.
Após alguns dias as sementes germinarão e as mudas emergirão dos cubos de lã de rocha.

Como plantar com lã de rocha no solo?

Se você estiver cultivando no solo, pode transplantar os cubos de lã de rocha diretamente para o vaso, colocar na estufa ou plantá-las diretamente em canteiros. Siga os passos abaixo para transplantar para o solo:

  1. Prepare sua mistura para vasos: pegue um solo de alta qualidade como o Power Mix e misture com alguns nutrientes orgânicos, fungos micorrízicos e guanos. Encha os vasos e molhe com água.
  2. Transplante: Faça um buraco no centro do meio de cultivo grande o suficiente para o cubo de lã de rocha e a parte inferior do caule.
  3. Encha e regue: Substitua o solo desenterrado e cubra o cubo. Regue sua planta para ajudá-la a se instalar em seu novo lar.
  4. Iluminação: Se você estiver cultivando dentro de casa, mantenha um ciclo de luz de pelo menos 18 horas acesas e 6 horas desligadas durante toda a fase vegetativa.
  5. Alimentação: alimente sua planta com nutrientes vegetais ricos em nitrogênio e use a mistura sempre que regar suas plantas.
  6. Rega: Para evitar o excesso de água, regue suas plantas apenas quando o solo estiver seco.

Dica do Grower:

As estacas também podem ser cultivadas com sucesso em cubos de lã de rocha. Basta pegar uma muda que foi mergulhada no hormônio do enraizamento e plantar a ponta em um cubo de lã de rocha. Depois eles podem ser colocados diretamente em uma cabine de cultivo, em vasos ou sistemas hidropônicos.

Showing 2 comments
  • Fátima
    Responder

    Boa tarde. Consegui umas sementes hoje, aqui está gelado, inverno gaúcho no extremo sul do RS, tenho lá de rocha em manta, estou pensando em germinar na lã e na primavera passar para a terra. Minha dúvida é, posso deixar dentro de casa em ambiente bastante iluminado ou ela precisa de sol nessa fase?

    • Maria Joana
      Responder

      Você pode germinar suas sementes dentro de casa em um ambiente bastante iluminado, especialmente considerando que você está enfrentando o inverno gaúcho e o clima frio do extremo sul do RS. Durante a fase inicial de germinação e desenvolvimento das plântulas, a luz é fundamental, mas elas não requerem luz solar direta nesse estágio.

      A lã de rocha pode ser um meio de germinação adequado, pois oferece uma boa retenção de umidade e permite que as raízes se desenvolvam. Certifique-se de manter a lã de rocha úmida, mas não encharcada, para fornecer um ambiente favorável para a germinação das sementes.

      Ao germinar dentro de casa, você pode fornecer luz artificial, como lâmpadas de cultivo, veja algumas aqui

Deixe um Comentário

Start typing and press Enter to search