3 motivos para investir em cultivo indoor

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você já teve vontade de montar seu próprio cultivo indoor? Conhecendo o trabalho da Green Power e todos os produtos que ajudam na montagem, junto com uma base sólida de conhecimento para começar, fica até mais fácil de encarar o desafio. Se falta um bom motivo, reunimos três para ajudá-lo a tomar a decisão de investir em cultivo indoor e passar a ter domínio sobre sua produção:

  1.  Autossuficiência e economia
  2.  Controle de qualidade
  3.  Desenvolver ou aperfeiçoar um hobby

Leia mais sobre cada um dos motivos.

Investir em cultivo indoor para ser autossuficiente com economia

Um dos motivos que serve de inspiração para os novos cultivadores investir em cultivo indoor é o financeiro. Vale a pena investir no próprio cultivo? O custo-benefício compensa? Esta é uma questão a ser considerada. O custo inicial de um cultivo indoor pode gerar preocupação para muitos aspirantes porque há o receio que leve muito tempo para recuperar o que se gastou na montagem do grow.

Mas a boa notícia é que, felizmente, o cultivo indoor não é apenas para aqueles que podem pagar. Saiba que é possível começar com praticamente qualquer orçamento. Além disso, muitos cultivos podem realmente pagar o investimento inicial após apenas uma colheita bem-sucedida. E aqueles custos maiores, geralmente ligados à criação do espaço para o cultivo, se dissipam com o tempo já que após a montagem do grow, sua manutenção exige menor investimento e, além de menos frequentes também.

Maior controle de qualidade sobre o que consome

Ao investir em cultivo indoor, você terá os produtos da colheita diretamente em sua casa, sem precisar recorrer às feiras. Ainda melhor é o fato de que o cultivador passa a ter total controle sobre a qualidade do que consome. Sem falar que é possível personalizar seu próprio estilo de cultivo, cultivando somente ervas orgânicas, por exemplo, o que oferece um nível de segurança para aqueles que necessitam tratar doenças, amenizar sintomas ou mesmo produzir alimentos isentos de contaminação.

O que isso significa na prática? Que você, ao optar por um cultivo próprio, faz as escolhas mais adequadas e menos prejudiciais à saúde no que se refere ao uso de insumos como pesticidas, fungicidas, miticidas (defensivos químicos contra insetos Mites) e fertilizantes. O sistema imunológico – o seu e das pessoas que também irão consumir o produto do seu cultivo – agradece, sendo esta uma excelente forma de promoção tanto da sua saúde, quanto do ambiente.

Até porque a falta de transparência, quando se trata de regular os insumos de horticultura em diversos locais, gera insegurança para indivíduos que confiam nesses produtos como sua fonte de alimento ou para o seu medicamento. Por isso, quando se trata de cultivar uma horta própria em casa, especialmente de forma orgânica, os benefícios serão notáveis tanto no bolso quanto na saúde de quem consome os frutos dessa colheita.

Cultivo próprio para desenvolver ou aperfeiçoar um hobby

Outro motivo que pode levar você a montar o grow é seu interesse em ter um hobby, escolhendo o cultivo de ervas, hortaliças, legumes, folhosas, flores, entre outras. Fazendo esta escolha você talvez descubra até que já tenha um “dedo verde” e pode aproveitar sua estrutura de cultivo para produzir desde flores até a comida e temperos que vão para sua mesa. Além disso, a prática da jardinagem e da horticultura é gratificante e uma excelente terapia, atuando como um alívio ao estresse.

Junto com o trabalho de jardinagem, você poderá desenvolver outras habilidades durante o processo de concepção e montagem do grow para dar conta da instalação elétrica, design, encanamento e carpintaria. Aprender cada uma dessas novas habilidades, que são necessárias para o sucesso do cultivo indoor, é também uma oportunidade para mergulhar em algo novo e excitante. Se você não possui essas habilidades, pense em desenvolvê-las. E o bom é que aprendê-las será uma lição muito útil para sua vida, independentemente de continuar ou não a cultivar.

Por fim, a oportunidade de desenvolver o hobby como cultivador dá a você a chance de criar algo adequado às suas necessidades. Se você está procurando cultivar organicamente, hidroponicamente, em recipientes de solo ou canteiros elevados, pode desenvolver seu projeto no tamanho e nas condições ideais que deseja, de acordo com cada especificação, capacidade de investimento, espaço e características do local.

Que tal, motivado para encarar o desafio de investir em cultivo indoor?

Compartilhe sua experiência com a Green Power.

Start typing and press Enter to search