Inverno: saiba o que muda no seu grow e a umidade ideal para cada fase do cultivo

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

Você, grower, está preparado para cuidar do seu cultivo durante o inverno? Confira algumas dicas da Green Power para manter seu grow saudável durante a estação 

A mudança de estação pode trazer modificações no cultivo e, em determinados momentos, requer cuidados específicos por parte do grower.  O clima e a temperatura do inverno são os novos desafios que o grower terá que enfrentar para manter seu cultivo saudável.

Mas antes de definir qualquer procedimento, é preciso estudar o clima da sua região, principalmente, para quem tem um cultivo outdoor. Neste caso, você deverá avaliar e verificar em qual dessas situações o local do seu grow se encaixa:

  • Temperatura menor que 0ºC ou regiões com geadas e neve:  é provável que a planta não resista a esse tipo de ambiente. Por isso, nossa dica é colocá-las em um local mais protegido para evitar a perda do cultivo.
  • Temperatura acima de 0ºC, onde não tem geada e nem neve: aqui, o cenário já muda. As plantas passam a ser mais resistentes. Apesar do crescimento vegetativo ser mais lento, elas aumentam a produção de resina na floração para proteger as flores do frio. Essa característica faz com que o cultivo seja mais produtivo em termos de qualidade.

Agora, se você optou por um cultivo indoor, basta manter a temperatura acima de 0ºC. Como fica dentro de casa, esse tipo de cultivo tem a facilidade de conseguir aproveitar o aquecimento do local.

Como evitar problemas no seu cultivo durante o inverno

Os principais cuidados que o grower deve ter durante o inverno estão relacionados à temperatura e umidade. 

No primeiro caso, a ventilação deve ser mantida no mínimo, e para quem utiliza ar condicionado a temperatura pode ser regulada para 23ºC. Se a região for muito fria, avalie a possibilidade de usar um aquecedor regulável para obter uma temperatura um pouco mais quente.

Em situações de muito frio e em que o grow estiver na fase vegetativa, a tendência é de que a umidade fique mais baixa. Por isso, é recomendado o uso de um umidificador para restabelecer a normalidade e trazer conforto para as plantas. 

Já em regiões frias e úmidas, o uso do desumidificador é necessário para manter a umidade entre 65% e 70% durante a fase vegetativa, e entre 45% e 50% na floração.

As características do inverno podem produzir o “purple weeds”

O aumento da produção de antocianina deixa as folhas e flores roxas, produzindo as famosas “purple weeds”.  Isso vai deixar seu cultivo com uma beleza de cores incomum, além das plantas apresentarem um aroma diferenciado. 

Entretanto, o grower deve ter o cuidado de não confundir com variedades geneticamente roxas. A diferença é que nesse caso, somente as flores são roxas, as folhas continuam sendo verdes. 

Dica do grower: durante o inverno, os horários de sol por dia são reduzidos em relação às outras estações. Se você tiver um cultivo outdoor, as plantas já devem estar colhidas nesta época. Agora, se for indoor, deve-se usar o foto-período recomendado para cada fase – cuidando apenas do controle da temperatura e da umidade dentro do grow.  

 

Start typing and press Enter to search