Fotoperíodo: Cuidados para não errar no tempo de exposição à luz

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

A luz é um dos itens indispensáveis no cultivo. Se acompanha nosso blog e vídeos, já sabe disso, certo? Se ainda não sabe, no guia Boas Práticas Cultivo Indoor você encontra tudo o que precisa saber sobre luz para aplicar no seu cultivo e ter plantas bem desenvolvidas. E quando se fala em luz, plantas e cultivo indoor, é preciso destacar os cuidados com o fotoperíodo.

Fotoperíodo é o tempo de exposição à luz que as plantas recebem a cada dia. Ou seja, é a quantidade de horas que a planta ficará exposta à luz e à escuridão, conforme sua fase de desenvolvimento. As plantas são sensíveis à luz e percebem qualquer tipo de alteração no tempo de exposição, o que interfere no seu desenvolvimento. Por isso, o fotoperíodo deve ser levado em consideração tanto no cultivo indoor quanto no cultivo ao ar livre.

O que muda no fotoperíodo de um tipo de cultivo para outro?

Na prática, o controle do fotoperíodo é mais fácil de ser feito no cultivo indoor porque envolve iluminação artificial e por isso a exposição à luz pode ser feita manualmente. Junto com a escolha e a instalação da iluminação adequada do grow, é quase regra instalar também um timer ou temporizador para que a luz seja ligada e desligada automaticamente, conforme o fotoperíodo programado.

O fotoperíodo precisa ser seguido à risca, podendo ter variações conforme a avaliação do dono do cultivo e seus objetivos. Isso significa que o tempo de exposição pode ser alterado para que o desenvolvimento seja mais acelerado ou corrigido, caso a planta ainda não mostre o resultado esperado para a etapa em que se encontra. O controle do fotoperíodo também pode servir para amenizar a temperatura no grow deixando as luzes acesas durante à noite e escuro de dia, reduzindo o impacto do calor nas regiões mais quentes, somado ao uso de exaustores e ventiladores.

No cultivo outdoor, a atenção é redobrada em virtude das variações de clima e de temperatura, além da influência da localização geográfica e da estação do ano. Para ter ideia sobre a importância do fotoperíodo, há casos em regiões como nos Estados Unidos, com clima predominantemente temperado, em que um cultivo ao ar livre é feito num tipo de sistema híbrido, utilizando as horas de luz natural do Sol, mas contando com um sistema de iluminação artificial, acionado quando o Sol baixa. Isso compensa o tempo de exposição e ajuda a suprir a necessidade das plantas, principalmente em fase de crescimento, por muitas horas de luz ao longo do dia.

No dois tipos de cultivo, o erro mais comum é não fazer o fotoperíodo no tempo indicado, afinal se ocorrer oscilação frequente as plantas sofrem com um estresse. Por outro lado, uma exposição insuficiente irá retardar o desenvolvimento das plantas. Outro erro é não levar em conta a fase em que a planta se encontra, como germinação, crescimento e floração. O tempo de exposição para uma fase não é o mesmo para outra.

⚠️ Na fase de crescimento vegetativo, o tempo de exposição à luz mais usado é o 18/6, com 18h de luz e 6h de escuridão.

⚠️ Neste estágio, há quem adote o fotoperíodo 24/0, com as luzes acesas durante todo o dia, o que encarece a conta de luz, mas que renderia um crescimento mais rápido das plantas. Há controvérsias entre os cultivadores no uso desse fotoperíodo, pois alguns defendem que as plantas precisam de um “descanso” em seus processos metabólicos.

⚠️ Outros optam pelo 20/4 quando o objetivo é cultivar variedades autoflorescentes, que pedem um crescimento mais rápido. O mesmo fotoperíodo também pode ser usado no caso do cultivo de variedades fotodependentes, como uma alternativa entre o habitual 18/6 e o extremo 24/0.

⚠️ Também pode-se optar pelo fotoperíodo 16/8, que tem o objetivo de manter a planta num crescimento vegetativo mais lento, porém sem induzir a floração. É muito utilizado para perpetuar genéticas e manter plantas-mãe.

⚠️ Na fase de floração, o fotoperíodo é de 12/12 com as luzes da estufa acesas 12h por dia e com mesmo tempo de escuridão, já que para o florescimento da planta ser ativado precisa-se no mínimo de 12h de escuro.

Influência do fotoperíodo na germinação

O fotoperíodo também exerce influência na fase de germinação. É um fator determinante neste processo. Existem sementes, as chamadas fotoblásticas positivas, em que a luz estimula a germinação e as plantas não germinam no escuro. Por outro lado, nas sementes fotoblásticas negativas, ocorre o inverso. A luz inibe a germinação e as plantas germinam no escuro. Há ainda sementes que germinam indiferentemente de estarem sob luz ou escuridão.

Sobre o tempo de exposição, há estudos que mostram que a partir de 4h de luz já ocorre um aumento gradativo na porcentagem de germinação. No entanto, observa-se que, com 12h de exposição à luz, é possível atingir uma germinabilidade máxima das sementes. Isto é, no caso das sementes que são estimuladas pela luz, quanto maior o fotoperíodo, maior a germinação.

O que fazer quando

Você tem dúvida sobre seu cultivo? Participe do conteúdo colaborativo do blog da Green Power. Preencha o formulário e envie sua pergunta.

E-book: Faça o download gratuito.

 

Quer cupom de desconto para comprar na Green Power? Acesse e garanta o seu: https://infos.greenpower.net.br/cupons-de-desconto

Showing 23 comments
  • Leandro

    Gostaria de saber sobre lâmpadas própria para ortas e onde espessamento entre lâmpada e cultivar alface rúcula almeirão salsinha, cebolinha.

    • Maria Joana

      Olá Leandro, espaçamento varia de planta para planta, cada espécie tem a sua caracteristica.
      Quanto a distância da lâmpada, se for de LED, pode ficar a 20cm ou mais, se for de vapor tem que ficar a mais de 50cm.

  • alvaro

    muito bom me ajudou muito no trabalho de escola

  • Herbert

    Minha muda está com 2 semanas, estou fazendo um fotoperíodo de 18-6 posso mudar para 24-0?

    • Maria Joana

      Corrigir o quanto antes amigo! 24-0 pode tb, mas não é o comum.

  • Marco Rodrigues

    A minha planta esta stressada porque errei no fotoperiodo, o que posso fazer para ela ficar mais feliz de novo?

    • Maria Joana

      Corrigir o fotoperiodo para 18/6.

  • GuIlherme

    Boa noite, minhas plantas fizeram 3 meses de vida, meu cultivo é indoor com iluminação de 18/06 , quero estender por mais um mes no vegetativo pra depois iniciar a floração. Teria um tempo correto pra iniciar a flora? Ou posso estender mais esse mes pra ficar de 4 meses no vegetativo? Obrigado

    • Maria Joana

      Podes estender sim amigo, fica a seu critério.

  • Haydée Magalhães

    Boa tarde,
    Tenho um espaço de 2,60 x 1,60 (clarabóia), único espaço no apartamento para colocar minhas orquídeas e demais plantinhas .
    A iluminação deste espaço vem do quarto andar. Então não sei que tipo de lâmpada colocar neste ambiente.
    Estou muito preocupada com as orquídeas pq atualmente ficam em local com mais luminosidade, as demais plantas já ficam dentro de casa mesmo.
    Me ajudem por favor, a colocar luminosidade neste ambiente.
    Grata,
    Haydee

    • Maria Joana

      Olá, coloque um painel de LED direcionado a sua planta que irá suprir a deficiência de luz.

  • Alfredo Magalhães

    E as plantas automaticas, se eu deixá-las o fo Tempo todo ligado(24Hr) almenta a produção?

    • Maria Joana

      Podes tb amigo! Mas o ideal é 18/6 ou 20/4.

  • felipe gusmão soares

    é possivel induzir a planta a florir em qual estagio? em quanto tempo de vida da planta? ou em qual nó? por exemplo uma planta que ja tenha uns 3 nós ja posso florir? (sei que nao é o melhor nem o indicado) mas estou fazendo testes.

    • admingreenblog

      Podes induzir a floração quando quiseres, basta mudar o fotoperíodo para 12/12.

  • Gustavo

    Plantei uma semente automática de white widow max diretamente no vaso. Qual o fotoperiodo indicado para está fase?

  • André Bodack

    S e não mudar o fotoperiodo para 12/12 ela morre ou apenas continua crescendo? Mesmo já tendo mostrado o sexo eu posso continuar no vegetativo?

    • admingreenblog

      Se não mudar o fotoperíodo ela não mostra o sexo amigo.

  • Bonguihh

    Se por acaso eu precisar mecher no grow na parte de escuridao, posso utilizar uma luz verde ou afetaria o desenvolvimento.
    Isso durante faze vegetativa

  • ANTONIO CARLOS SANTANA SANTOS

    Olá boa noite meu nome é Antonio Carlos ..gostaria de iniciar com uma das maneiras de cultivo com uso da iluminação se assim posso
    Então seria dois tipos que preciso aqui pra germinar sementes de rosa do deserto que precisa de calor… E DEPOIS PRETENDO CONTINUAR COM A ILUMINAÇÃO PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DAS MUDINHAS POIS TEM ESPÉCIE DE ROSA DO DESERTO QUE TEM O DESENVOLVIMENTO MAIS LENTO …
    FIZ UMA MINIE ESTUFA COM AS MEDIDAS :
    ALTURA = 0,74 CM
    LARGURA = 0,53 CM
    COMPRIMENTO = M
    OBS : A ESTUFA É REVESTIDA COM PLATICO TRANSPARENTE E ONDE MORO É REGIÃO QUENTE .. MORO EM SALVADOR BAHIA .E ME INFORME O SITE QUE POSSO TA FAZENDO A COMPRA DOS MATERIAIS POR FAVOR DESDE DE JÁ AGRADEÇ

  • Mariana

    Tenho uma samambaia que herdei da minha avó; é uma planta da década de 60. Ela estava linda mas fiquei fora de casa por 4 meses durante a quarentena e ela sofreu muito com as regas esporádicas feitas pelos vizinhos, além de uma cortina fechada que a deixou numa penumbrinha por todo esse tempo.
    Comprei uma lampada full spectrum e instalei a +- 40 cm sobre a planta, porém não sei por quantas horas ela deve ficar ligada. Por se tratar de uma planta que aprecia ambientes de meia sombra, tenho medo de oferecer iluminação excessiva. Alguém me ajuda?

  • Arthur

    Boa noite eu comprei um painel led full espectron 8000w gostaria de saber qual tamanho que teria que ser o meu grow e quanto que eu gastaria de energia por meis pelo menos uma media

  • rodrigo

    ola boa noite estou com dulvidas sobre tipo de seed e a luz… teria uma luz ao qual de pra usar tanto no periodo de vegetação quanto no de floração ? e sementes… teria uma que eu poderia plantar e ficar colhendo ela ?

Start typing and press Enter to search