Top Crop: A importância dos fertilizantes para o cultivo
Linha líquida da TOP CROP apresenta diversos tipos de adubos organominerais
A fertilização é um processo relevante no cultivo indoor. No nosso ebook sobre o assunto demos dicas de quando iniciar a fertilização e como saber a quantidade certa de fertilizantes. Hoje vamos tratar especificamente de uma linha de fertilizantes líquidos de alta qualidade e desempenho, a TOP CROP. A empresa desenvolve diversos tipos de adubos organominerais e, neste texto, você poderá encontrar a especificidade de uso de cada um e dicas para interpretar a tabela de fertilização.
Para raízes:
TOP CROP DEEPER UNDERGROUND
Este fertilizante foi desenvolvido para estimular o desenvolvimento e a força do sistema radicular. É um excelente protetor de danos quando as raízes são expostas a baixas temperaturas e ao estresse causado pelo transplante. O produto também é capaz também de revitalizar raízes que foram danificadas e melhorar a aeração do solo bem como a capacidade das raízes em reter e absorver água e nutrientes. É muito vantajoso em situações que precisam ser solucionada rapidamente pois possui fácil absorção e consequente ação quase imediata.
Diluição: diluir de 1-2mL/1,5mL de água.
Aplicação: aplicar nas primeiras semanas do crescimento e durante cerca de uma semana após quaisquer transplantes.
Fase vegetativa
TOP VEG
O produto Top Veg é um fertilizante líquido completo, rico em ácidos húmicos, fúlvicos e também macro e micronutrientes solúveis em água. Além de promover o crescimento vegetativo, reforça a imunidade da plantas contra pragas e outros estresses que as afetam. É excelente para regular o pH do solo, bem como aumentar sua capacidade de retenção de água e fertilizantes. Também aumenta a produção de clorofila, que resulta em maior eficácia fotossintética das plantas.
Diluição: 2-4mL/L de água
Aplicação: aplicar no solo, de uma a duas vezes por semana durante o estágio de crescimento.
TOP CROP GREEN EXPLOSION
Como o próprio nome remete, o intuito desse fertilizante é proporcionar uma “explosão verde”, ou seja, estimular o crescimento vegetal promovendo a multiplicação celular que, por consequência, se traduz em considerável aumento da massa vegetal, inclusive do sistema radicular. Assim, também ocorre o crescimento das quantidades de clorofila, o que proporciona mais efetividade na fotossíntese. Quando utilizado é possível observar o surgimento de muitos novos brotos (cerca de 30% a mais do que as plantas que não recebem o estimulante), o que significa mais flores. Por contribuir com o aumento da produção celular, o Green Explosion é um fertilizante que auxilia na recuperação das plantas afetadas por estresses provocados por pragas ou até mesmo por temperaturas excessivas.
Diluição: 2mL/L de água
Aplicação: pulverização foliar e irrigação. Aplicar a cada três semanas durante a fase vegetativa (de crescimento).
Floração
TOP MAGIC BLOOM
Um dos fertilizantes linha de frente da TOP CROP é o estimulador de floração. O produto induz a planta a florir quase imediatamente após a aplicação por ter fácil absorção. Possui alto teor de Fósforo e Potássio, substâncias que promovem a formação de grandes e densos aglomerados florais. A base desse fertilizante é o ácido húmico proveniente da Leonardita, produzido a partir da biodegradação da matéria orgânica e presente em altas concentrações no solo, turfa e no carvão. Não é recomendado o uso em hidroponia e aeroponia, pois alguns de seus ingredientes podem danificar os sistemas de irrigação.
Diluição: 2-3mL/1L de água. Comece com 2mL e depois aumente progressivamente nas próximas aplicações. Ajustar o pH para 6,7.
Aplicação: aplicar no solo de uma a duas vezes por semana, durante o período de floração.
TOP CROP BIG ONE
Este também é um fertilizante estimulador da floração, mas, para além de ser utilizado para induzir a planta a florir, ele garante uma floração melhor, com flores maiores e mais robustas. É produzido a base de extrato da Ascophyllum nodosum, uma alga parda que estimula a produção hormonal da planta e contribui com a absorção e a translocação dos nutrientes do solo, além de auxiliar na retenção de umidade e promover a atividade de microorganismos benéficos. Pode aumentar em até 40% o volume das plantas e em até 30% a produção de resinas e compostos ativos.
Diluição: 2mL/L de água.
Aplicação: pulverização foliar e irrigação 10 dias antes do início da floração. Continuar aplicando mais 2x a cada 10 dias.
TOP CANDY
Esse tipo de fertilizante foi desenvolvido para aumentar principalmente o peso e o volume das flores. Sendo a base de extratos naturais de plantas, é rico em hidratos de carbono, principal fonte de energia de todos os seres vivos. 100% natural e orgânico, o TOP CANDY possui todos os seus compostos certificados como adequados para a utilização na agricultura biológica de acordo com os padrões europeus. Sua aplicação é permitida até o último dia antes da colheita. Pela composição, também contribui para uma melhora no sabor e aroma das flores.
Diluição: 2ml/L de água.
Aplicação: a partir da 3ª – 4ª semana de floração, conjuntamente com os outros fertilizantes desse período.
A TABELA DE FERTILIZAÇÃO
As tabelas de fertilização são elaboradas pelos fabricantes de linhas de produtos específicos para auxiliar o orientar o cultivador quanto a aplicações, concentrações e usos gerais dos fertilizantes. É importante entender que cada linha segue sua tabela específica, baseada nos componentes e na dinâmica de aplicação dos produtos. Assim como qualquer outra tabela, a da TOP CROP contém informações imprescindíveis para a utilização correta dos produtos e cumpre o papel de orientação. Nada é absoluto e diferentes variedades de plantas exigem diversas adaptações, mas é um bom material de consulta básica. A tabela TOP CROP também é de fácil entendimento para nós, brasileiros, pois é toda em espanhol. Como a distribuição dos produtos é para os países Brasil, Espanha, Chile, Argentina, Colômbia e Uruguai , as unidades de medidas são as que utilizamos aqui.
Na parte superior da tabela constam três informações que se complementam: as fases do cultivo (divididas em enraizamento, crescimento e floração), as semanas equivalentes a estas fases (de 1 a 13) e as horas de luz indicadas para cada período (entre 18h e 12h). Os níveis, listados em sequência correlacionam a quantidade de fertilizantes com a experiência e tipo de cultivo. Podemos observar que para principiantes é recomendado o uso de apenas um tipo de fertilizante para cada fase do cultivo, enquanto que os níveis médio e profissional aumentam gradativamente a utilização dos produtos em combinação, ou seja, utilizando-se mais de um tipo para cada etapa. Pode parecer simples, mas a fertilização é um processo delicado e para que se possa utilizar vários produtos num mesmo período, o cultivador deve ter experiência. Por cores e nomes, cada tipo possui uma barra de atuação que indica exatamente quando utilizar cada fertilizante baseado naquelas três primeiras referências de estágio de cultivo.
Compre a linha TOP CROP no site da Green Power, temos uma categoria somente desse fertilizante espanhol.