Vasos: Como escolher os mais adequados para o seu cultivo indoor

 Em Dicas de Cultivo

No check-list do cultivo indoor você inclui itens como estufas, iluminação, exaustão e ventilação, fertilizantes, substratos, medidores, equipamentos para poda, colheita, secagem e cura, sementes e até livros para fazer tudo da melhor forma possível. E na lista, não pode faltar um item aparentemente básico, mas que também é importante para o sucesso do cultivo: vasos.

A princípio, não há dificuldade sobre qual vaso escolher. Em tese, qualquer vaso ou recipiente (uma garrafa plástica cortada, por exemplo) serve para plantar, desde que tenha furos no fundo para o escoamento da água. Mas obter melhores rendimentos na colheita pode ter influência direta de dois fatores relacionados ao vaso usado: o tamanho e o material com o qual o vaso é feito. E isso deve ser observado no momento da escolha.

O tamanho dos vasos

Quanto ao tamanho dos vasos, o que você deve ter definido é qual será o tamanho do seu cultivo. E a partir disso, observe as dimensões de altura e diâmetro (ou laterais, nos vasos quadrados). Considere que a parte da planta que cresce acima do solo é um espelho da parte que cresce abaixo do solo (as raízes).

Sabendo disso é possível planejar a otimização do espaço dentro do grow, escolhendo vasos altos, mas estreitos se desejar plantas com esse formato, ou vasos mais baixos e largos se desejar plantas com estas características. Caso você use uma estufa pronta, leia com atenção as instruções para não usar vasos maiores que o espaço. Isso pode interferir no desenvolvimento da planta, como já mostramos no blog da Green Power.

O material do vaso

Quanto ao material, você até pode usar vasos de barro, por exemplo. Mas há inconvenientes no caso de um cultivo indoor. São pesadas e ocupam um espaço muito grande na estufa e isso impossibilita ter mais plantas. Este é o motivo pelo qual a Green Power não comercializa vasos de barro. A loja oferece a opção de smart pots fabricados com material semipermeável nos tamanhos 2, 4, 7, 12 e 20 litros.

vasos

Vaso de feltro à venda na Green Power em diferentes tamanhos e preços

Os vasos de feltro power pots são resistentes, laváveis e duráveis. Confeccionados com material poroso, que facilita a aeração das raízes, este tipo de vaso melhora a drenagem da água da rega e contribui para o melhor desenvolvimento das plantas. Este vasos servem para o cultivo de flores, ervas, legumes e plantas suculentas.

Um dos benefícios no uso de vasos de feltro é que neles existe uma intensa oxigenação das raízes. Isso contribui para o aumento dos micro-organismos do solo, o que enriquece a quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas.

Quando as raízes atravessam a parede do power pot, elas entram em contato com o ar e são “podadas”. Ou seja, são impedidas de crescer ilimitadamente em círculos. Assim, se ramificam e aproveitem muito melhor os nutrientes disponíveis no solo. Mais uma vantagem do vaso de feltro o ar atravessa o vaso e as raízes auxiliando no controle da temperatura radicular e impedindo que as raízes se sufoquem.

Os donos de cultivo têm ainda a opção dos vasos de plásticos, também à venda na Green Power. A praticidade é um das principais características deste tipo de vaso. Mas na comparação com os vasos de feltro, os de plástico permitem menor oxigenação para as raízes. Isso ocorre porque o plástico não tem mecanismo de transpiração e faz com que as raízes cresçam em círculos dentro do vaso. O prejuízo que isso gera é que há um menor aproveitamento dos nutrientes disponíveis no solo. Consequentemente, ocorre um atraso no desenvolvimento.

Start typing and press Enter to search