O que fazer no cultivo outdoor em períodos de muita chuva

 Em Dicas de Cultivo, Dicas Green Power

O conteúdo sobre cuidados específicos que o dono de um cultivo outdoor para cada estação do ano está entre os mais acessados do blog da Green Power. E foi na área de comentários daquele post que um leitor, morador da região serrana do Rio de Janeiro, enviou uma pergunta, pedindo sugestões para encarar períodos de chuvas intensas.

Escreveu o leitor:

Comecei meu cultivo outdoor no princípio do verão. Mas agora em fevereiro estou de olho na previsão do tempo e parece que teremos chuvas até dia 25/02, ininterruptamente. Não sei o que fazer agora. Não sei se tento partir pra dentro de casa e compro umas lâmpadas ou deixo fora da chuva mas ainda na área externa. O que sugerem?

O  melhor a se fazer, neste caso, é tentar proteger as plantas da chuva, mas mantendo-as outdoor. Não há nada que impeça suas plantas de continuarem o desenvolvimento indoor, mas se elas já estão há algum tempo habituadas com o ambiente externo, o mais recomendado é seguir assim.

Uma sugestão é você cobrir a plantação como uma estufa, mantendo as laterais abertas para garantir a continuidade da circulação do ar, CO2, além da umidade e temperatura adequadas. Se você tiver um espaço assim, também pode ser interessante mudar as plantas para baixo de alguma cobertura/varanda. Outro procedimento importante é continuar com uma rotina de rega apropriada agora que as plantas estarão coberta. Escolha expô-las à chuva somente o necessário.

Importante prestar atenção que esse regime de muita chuva pode influenciar os períodos de exposição à luz. Isso porque às vezes as nuvens de chuva escurecem o céu rapidamente. Se esse for o caso, utilize as lâmpadas (na área externa mesmo) para garantir que o tempo de exposição à luz, enquanto as plantas estão cobertas e enfrentando as chuvas, seja o mesmo de antes. Confira nossas dicas sobre uso de iluminação artificial no outdoor e ótimo cultivo.

Não deixe de conferir também nosso infográfico que mostra a diferença entre cultivo outdoor e cultivo indoor. Clique aqui para baixar.

Start typing and press Enter to search