Controlando caracóis e lesmas no jardim

 Em Dicas de Cultivo

Caracóis e lesmas podem destruir um jardim mais rápido do que qualquer outra coisa, por isso é muito importante que os jardineiros conheçam seus hábitos, a fim de controlá-los. Caracóis e lesmas são ambos pertencentes ao filo dos moluscos, sendo que a maior diferença entre eles é que os caracóis têm conchas. Ambos se deslocam por deslizamento ao longo de um músculo que secreta muco ao longo do caminho. Esse muco seco é o que chamamos a trilha lodo e é facilmente perceptível em pedras, folhas, vasos e outros objetos no jardim.

Caracóis e lesmas evitam a luz solar, alimentam-se principalmente à noite e em dias nublados. É possível reconhecer os danos causados por lesmas e caracóis pelos buracos irregulares, com margens lisas, deixados nas folhas, especialmente em mudas e plantas jovens. Eles também se alimentam de frutas maduras que crescem perto do chão, como morangos, abóbora e tomate. 

Todas as lesmas e caracóis terrestres são hermafroditas, portanto, todos têm o potencial de pôr ovos. Um caracol adulto coloca em média cerca de 80 ovos, os quais são esféricos, brancos perolados e são facilmente vistos em buracos no solo. Eles podem pôr ovos até 6 vezes por ano.

 

Como acabar com caracóis e lesmas do jardim?

 

Quando não estão se alimentando, lesmas e caracóis escondem-se sob tábuas, restos de plantas, forrações, pedras e ramos. Portanto, manter seu jardim limpo é o primeiro passo. Elimine todos os possíveis lugares de esconderijo.

Lesmas e caracóis gostam de umidade. Use a irrigação por gotejamento, em vez de sistemas aspersores para eliminar o excesso de água em torno de suas plantas, tornando a área menos atraente para essas pragas do jardim. Regue as plantas pela manhã, assim, até a noite o solo estará mais seco, quando esses animais serão mais ativos e buscarão locais úmidos. Para aumentar a circulação de ar e secagem deve-se podar as folhas inferiores, evitando deixar os restos no chão.

Tanto quanto possível, fazer uma seleção de plantas buscando evitar essas pragas, afinal, plantas como suculentas, alface, manjericão, couve, brócolis e mudas são particularmente suscetíveis a eles. Já as plantas perfumadas como lavanda, hortelã, e gerânios são bem resistentes e ajudam no controle.

Catação manual pode ser eficaz se feita diariamente. Utilize luvas para isso. Largue as lesmas e caracóis em um balde de água com sabão e esvazie o balde em sua pilha de compostagem. Também é eficaz a colocação de armadilhas simples, feitas com jornais úmidos, cascas de frutas, vasos e pratos vazios invertidos, etc. Potes rasos com cerveja afundados ao longo do jardim atrai lesmas e caracóis, que submergem no líquido. Assim fica mais fácil a coleta dos animais pela manhã.

 

Mantenha-os afastados

 

Embora essas criaturas odeiam sal, colocar sal no seu jardim irá prejudicar as plantas. Mas existem outras barreiras que podem funcionar bem, como cascas de ovos moídas misturadas com calcário dolomítico, formando um obstáculo intransponível a eles.

 

Consultas Bibliográficas

Universidade da Califórnia – Instituto de Manejo e de Pragas

Start typing and press Enter to search