Como limpar o kit de cultivo indoor após colheita
Limpar o kit de cultivo indoor, uma hora isso terá que ser feito! E agora que o calor do verão está chegando, muitos growers decidem encerrar seus cultivos em estufas até que a temperatura esfrie no outono. Os dias quentes, combinados com o calor produzido pelas lâmpadas de cultivo, tornam uma verdadeira missão manter as condições ideais do grow indoor. Se o grower usa paineis de LED de boa qualidade e ar condicionado, esses problemas são um pouco reduzidos, mas mesmo assim, grande parte do Brasil ainda fica muito quente para permitir o cultivo indoor sem problemas no verão.
Então, enquanto o kit de cultivo está temporariamente sem uso, não há melhor oportunidade para uma limpeza profunda e ao mesmo tempo verificar novamente se todo o seu equipamento está em perfeitas condições de funcionamento para que esteja preparado para o próximo ciclo.
Itens necessários para limpar o kit de cultivo
Esponjas, vários panos macios, vassoura, pá, escova, esfregão, balde, aspirador de pó, luvas, detergente, alvejante, vinagre, toalhas com álcool, agua destilada, fita adesiva.
Limpando a estufa de cultivo indoor ou sala de cultivo
Primeiramente para limpar o kit de cultivo indoor, desligue a energia do seu equipamento antes de começar. No entanto, você deve deixar o exaustor funcionando para remover qualquer fumaça nociva se estiver usando produtos de limpeza com cheiro forte, como alvejante. Tire a iluminação do grow, é mais fácil limpar tudo se os colocar em algum lugar mais confortável para trabalhar.
Remova todos os vasos e recipientes do espaço de cultivo, juntamente com quaisquer outros componentes, suportes e redes de scrog. Isso ajudará a limpar todo o espaço para fornecer acesso para a limpeza interna da estufa de cultivo ou da sala de cultivo.
Comece varrendo o chão rapidamente para remover o pior da sujeira e detritos antes de começar. Estes são esconderijos comuns para pragas e patógenos, portanto, ao fazer isso, você evita espalhá-lo enquanto trabalha.
Em seguida, comece a tirar o pó com um pano, de cima para baixo para remover cuidadosamente a sujeira da superfície de todo o espaço antes de varrer a área do piso novamente para um resultado impecável. Um aspirador de pó será útil nesse momento. Se você teve algum problema sério de pragas em seu último ciclo, considere usar um inseticida como o spruzit neste momento do processo. Ele matará todas as pragas, mas o grower deverá remover qualquer resíduo ao limpar as paredes e o piso interno novamente. Lembre de desligar o exaustor e manter a área selada de 8 a 24 horas. Ventile bem antes de entrar novamente na estufa ou na sala.
Em seguida, prepare um balde de água quente com cerca de 5% de alvejante e limpe o interior da barraca com um pano ou esponja antes de esfregar o chão. Se você cultiva em uma sala convertida em estufa, limpe as paredes se elas não forem permeáveis, como gesso ou dry wall. Paredes e pisos de azulejos são muito mais fáceis de manter limpos. Se o grower usou mylar para revestir as paredes e o piso, verifique suas condições e substitua se estiverem danificadas ou desgastadas.
Limpeza do sistema de iluminação
Essa é uma parte importante ao limpar o kit de cultivo indoor! Primeiro garanta que as lâmpadas sejam manuseadas com cuidado, elas não devem ser tocadas com as mãos desprotegidas. Se eles tiveram mais de 10.000 horas de uso (no caso de lâmpadas HQI e HPS), deve-se pensar em substituí-las para garantir a maior eficiência e o maior rendimento possível. Se elas estiverem em bom estado pelo menos para o próximo ciclo de cultivo, limpe-as suavemente com um pano macio para remover qualquer poeira.
Remova qualquer poeira acumulada nas superfícies das lâmpadas e reatores usando um pano macio. Limpe os cabos cuidadosamente com toalhetes com álcool. Limpe os refletores com um pano macio umedecido com 3 partes de vinagre para 100 partes de água (3%). Limpe novamente com outro pano umedecido com água para remover qualquer resíduo. Use água destilada para evitar manchas de cálcio. É importante deixar a superfície refletora o mais limpa possível pois 50% da luz da lâmpada depende do refletor para chegar às suas plantas!
Limpeza do sistema de exaustão e eliminação de odores
A limpeza do sistema de exaustão é basicamente tirar a poeira dos exaustores, ventiladores e dutos, mas antes tem que desligar tudo! Enquanto estiver limpando o sistema de ventilação e exaustão, aproveite a oportunidade para examinar os dutos e as vedações quanto a desgaste e selar novamente quaisquer furos ou juntas soltas com fita aluminizada.
Para a limpar o kit de cultivo indoor, uma etapa importante é a do filtro de carvão. Primeiramente remova e lave o pré-filtro. Examine também a conexão entre o filtro e o exaustor para tirar todo resquício de poeira que possa diminuir a eficiência do filtro. Agora também pode ser um bom momento para trocar o carvão do filtro para garantir a máxima eficácia na importante tarefa de limpar o ar de odores. A expectativa de vida de um filtro de carvão ativado depende de vários fatores, como os níveis de umidade do ambiente (alta umidade diminui o desempenho) e a potência dos odores filtrados, mas, em média, eles duram cerca de 12 meses de uso pesado ou 6 ciclos de floração de 2 meses. Quando terminar, não se esqueça de substituir o pré-filtro limpo e seco antes de ligar os exaustores novamente.
Outros itens para verificar, limpar e substituir se necessário.
Rede scrog – basta lavar com água.
Vasos de cultivo – podem ser reutilizados, uma boa limpeza é suficiente. Descarte os substratos.
Medidores de EC e pH – calibrar e verificar as sondas.
Ligações elétricas – certifique-se de que os cabos das lâmpadas, reatores e exaustores estão bem fixados.
Depois de terminar toda a limpeza e secagem, pode começar a juntar tudo novamente. Quando terminar, ligue a energia novamente e verifique se tudo está funcionando como deveria. Agora tudo está pronto para o início da temporada indoor, o que resta é escolher algumas novas e excitantes genéticas para cultivar no fim do verão!
Aproveite o verão e smoke weed every day!