Dicas de cultivo: O que fazer quando se quer economizar na conta de luz
Iluminação do grow é um assunto sempre em evidência entre os cultivadores e sempre motivo para dicas de cultivo – o que se justifica pela importância da luz para o desenvolvimento das plantas. Prova disso é que recebemos com frequência no canal O que fazer quando questões como a que destacamos abaixo:
Eu tenho um quintal bastante grande. Minhas plantas ainda estão no estado de vegetação. Comprei uma luz de LED com aproximadamente 15.000 lux. Deixo 24h ligada. O resultado está muito bom. Mas será que eu conseguiria deixar ela no sol durante o dia e a noite no grow, economizando assim na minha conta de luz?
A resposta é sim! Você pode aproveitar a luz do Sol para economizar na sua conta (e na conta do planeta!). Mas vamos entender alguns benefícios e situações-problema.
Entenda mais a relação entre luz solar e luz artificial
Perceba, leitor, que mesmo sem sabermos o tamanho exato do seu grow e o número de pés que você cultiva, nestas dicas de cultivo vamos seguir a máxima de que está dando certo. Assim, os 15.000 lux que suas plantas estão recebendo por 24h são suficientes para o bom resultado que você está obtendo.
Lux do Sol
32.000 a 100.000 lux é a quantidade de luz que o Sol nos fornece, em média. Lux é uma unidade de medida que quantifica quanto de luz está sendo recebida em uma determinada área, por isso ocorre variação desses valores conforme o posicionamento do sol. Portanto, é importante considerar que suas plantas vão ser expostas a muito mais iluminação no momento do dia que passarem outdoor. Isso depende também de onde você cultiva, se terá 8, 10, 12 horas de sol.
PAR
Além disso, as diferenças entre a luz absorvida a partir da fonte natural do sol e a artificial das lâmpadas passam também pela Radiação Fotossinteticamente Ativa (PAR – original do inglês photosynthetically active radiation). PAR é a região do espectro eletromagnético que promove a fotossíntese (400-700 nm). Esse comprimento de onda é o que é captado utilizando-se luzes vermelhas ou azuis. Aqui atuam principalmente as Clorofilas A e B, e beta-carotenos para absorver essa luz.
Fase de adaptação
Uma mudança de regime exige uma fase de adaptação, principalmente por envolver o transporte, a quantidade de lux. Sempre devemos dar atenção a esse momento de mudança com as plantas, seja relacionada com iluminação ou outros fatores como mudança de fertilizantes, vasos, fotoperíodo.
O Sol emite uma pluralidade de ondas eletromagnéticas, desde ultravioleta distante (FUV) como raios gama até as ondas de rádio (frequências mais baixas), raios-X, luz visível, raios infravermelhos, micro-ondas, mas principalmente raios ultravioletas e luz violeta visível. É também a iluminação que as plantas mais absorvem quantidade de luz em PAR.
Isso é naturalmente compreendido nos cultivos externos, onde as plantas se adaptam a essa diferença. Por isso é importante que, mesmo sabendo de todos os benefícios possíveis da luz do sol para suas plantas, adapte-as aos poucos. Inicie expondo a períodos mais curtos e contínuos (início da manhã, metade da tarde) e interprete como elas reagem.
Resultado da adaptação: POSITIVO
Que alegria, leitor. Você além de certamente colher flores muito melhores e tornar seu grow mais produtivo, descobriu uma técnica de cultivo muito interessante. Além da economia no bolso, é muito mais sustentável para o planeta. Afinal, é a Terra que nos fornece tudo que utilizamos para cultivar uma vida.
Se continuar dando tudo certo (e até melhorar), você aumenta a mantém o período externo. Caso contrário, perceberá rapidamente sem causar maiores danos às plantas. Modificações na rotina de rega também provavelmente foram necessárias para o sucesso, com o aumento da umidade do solo no período de exposição a luz solar.
Provavelmente, agora que você já fez um bom investimento em iluminação (com a conta de luz, por exemplo), vai preferir manter a planta totalmente indoor durante a floração. Mas se o resultado da fase vegetativa for realmente muito bom, pode ser interessante testar de novo uma adaptação para a floração.
Resultado da adaptação: NEGATIVO
Infelizmente suas plantas não se adaptaram bem a mudança de ambiente. Podem ter passado por problemas relacionados a diferença brusca de lux entre a iluminação do grow e a luz do sol.
Nesse caso, você percebe rapidamente sintomas como folhas um pouco murchas ou queimadas, mais secas. Se seguiu a recomendação de realizar a adaptação com cautela, retorná-las ao cultivo totalmente indoor e reduzir a exposição a estresses (caso você realize algum tipo de treino com plantas) deve fazer com que retomem o desenvolvimento saudável em alguns dias.
Alguns outros problemas possíveis seriam:
– Problemas com pragas. Deve-se ter muita atenção no transporte de área externa. É ótimo que você, leitor, possui um quintal grande, mas tenha cuidado para não expor e transportar fungos, lagartas, etc..
– Problemas com mudança de temperatura, dependendo da estação do ano, a diferença da temperatura controlada e interna do seu cultivo para a natural e externa pode prejudicar a produtividade ou também causar sintomas de fragilidade nas plantas.
Muito obrigado pela atenção. .
Vcs vendem sementes. .
Mais uma vez muito obrigado