Transplante da planta: Saiba a hora certa, cuidados e dicas de sucesso
Conheça os procedimentos adequados e saiba quais os equipamentos necessários para fazer o transplante da planta pra outro recipiente
O transplante da planta é uma das etapas mais delicadas do cultivo. No entanto, o procedimento é essencial para que elas possam desenvolver as raízes de forma adequada e não fiquem se enrolando em um vaso com tamanho menor que o ideal.
Para transferir a planta corretamente e evitar problemas relacionados ao crescimento ou deficiências nutricionais, como amarelamento e folhas tortas, é preciso seguir algumas boas práticas.
Cuidados necessários na hora de fazer o transplante da planta
O transplante pode ser feito de maneira simples. O principal objetivo é tentar manter o torrão de substrato inteiro. Para fazer isso, basta virar o vaso com a mão sobre ele, mantendo o caule entre os dedos. Quando a planta estiver de cabeça para baixo, puxe o vasinho e coloque no outro recipiente, cobrindo com substrato novo.
Caso o vaso atual tenha buracos embaixo, coloque argila expandida para tapar parcialmente os furos. Dessa maneira, o substrato não sai e a água da rega pode escorrer com facilidade.
Qual o momento certo para realizar o transplante da planta?
O transplante pode ser feito em duas ou três ocasiões durante o cultivo:
– 1º momento: esse transplante é obrigatório, e é realizado quando a muda, broto ou célula de germinação é transferida para o vaso onde vai crescer a fase vegetativa. Ocorre entre a segunda e terceira semana após a germinação.
– 2º momento: o procedimento é opcional e consiste em colocar a planta em um vaso maior ou diretamente no solo durante a fase de floração. Se o vaso da fase vegetativa for o definitivo não é necessário fazer o transplante.
– 3º momento: só deve ser efetuado se o grower observar que a planta tem dificuldade em relação ao crescimento ou se ocorrer algum acidente com o vaso.
Dicas para ter sucesso no momento de trocar a planta de vaso
Para realizar o transplante da planta de maneira adequada e não acarretar problemas ao cultivo, é necessário seguir algumas regras:
– Conte com os equipamentos necessários para fazer a transferência: os copos e vasos devem estar limpos e terem o tamanho adequado. Além disso, tenha pás, garfos, luvas e os demais utensílios para lidar com os substratos;
– Células de germinação Jiffy facilitam o transporte, pois oferecem a possibilidade de pegar o broto na célula e enterrar em um novo substrato;
– Aguarde o momento certo para fazer o transplante: é comum que a muda já esteja pronta quando atinge 20 centímetros de altura. Caso ocorra alguma emergência, verifique o problema antes de colocar no outro vaso;
– A argila expandida pode ficar presa pelas raízes na parte inferior do substrato, por isso remova a argila deixando algumas raízes penduradas. Dessa maneira, quando entrarem no vaso as raízes já estarão em contato com o substrato sem ter que “driblar” a argila para crescer, além de enraizarem melhor e mais rápido.
Dica do grower: Se você tiver que fazer o transplante de uma planta maior, é só secar um pouco o substrato, pegar o caule bem perto da base, e levantar a planta junto com todo o substrato do vaso. Feito isso, você vai perceber que vai sair um torrão grande, depois é só colocar no novo recipiente.
Se você quiser mais informações sobre cada uma das fases do cultivo, recomendamos que baixe o “Infográfico: Cronologia de um grow saudável” e aproveite todos os detalhes que reunimos sobre as sete etapas do cultivo.
Dicas excelentes.
Parabéns!
Gostaria de saber como proceder quando um vaso de 40lt, com limoeiro
Está tomado pela raiz, se posso cortar diminuindo o volume dessa raiz?
Obgdo. Forte Abraç
Basta cortar o vaso e fazer um transplante amigo!