Cuidados específicos para cultivo outdoor em cada estação do ano
Uma das principais diferenças entre o cultivo indoor e o cultivo outdoor está na influência do clima sobre as plantas. No cultivo outdoor em cada estação do ano a influência é muito maior, enquanto que no indoor os efeitos de temperatura, calor e umidade podem ser controlados ou, pelo menos, amenizados. Outro fator importante é a questão da iluminação. A luz natural tem suas vantagens e benefícios em fase como o florescimento da planta, mas os dias ficam mais curtos, de acordo com a estação do ano. O que fazer nesse caso?
A questão do clima e da luz pode ser melhor compreendida pela forma como cada estação do ano influencia no desenvolvimento da planta. Por consequência, isso leva a cuidados específicos para a manutenção que resultem em ervas de qualidade.
Para entender como o cultivo outdoor em estação do ano é influenciado
As características de cada estação do ano devem ser levadas em conta quando você decide pelo cultivo outdoor. O clima de um modo geral influencia, mas é a posição do Sol o fator principal para o sucesso de um cultivo ao ar livre. A maior ou menor exposição da planta à luz natural é determinante para o seu crescimento de forma satisfatória.
No Brasil, considerando as características de cada estação e também de cada região do país, é possível afirmar que um cultivo outdoor pode ser feito uma vez por ano, em média, com duração de 6 meses. É assim na região Sul, por exemplo. Mas na região Nordeste, pela proximidade maior com a linha do Equador, o que garante uma maior exposição ao Sol, é possível trabalhar com até dois cultivos por ano.
De forma resumida, para quem planeja montar um cultivo outdoor ou já tem um sem obter os resultados esperados, saiba que:
– A fase de crescimento da planta deve coincidir com a estação do ano em que há maior incidência de luz, o verão.
– A floração precisa de uma luz mais difusa e um fotoperíodo de 12h, o que ocorre no outono e na primavera.
A seguir, reunimos algumas informações a respeito de cada estação e como estão relacionadas com o cultivo outdoor.
O que fazer no verão
Começa em 21 de dezembro e termina em 21 de março
O verão tem como uma das vantagens principais para um cultivo outdoor o fato de ter dias mais longos, como maior incidência da luz do Sol. É a melhor época do ano para o período de vegetação da planta, com as condições que ajudam no seu crescimento. Mas também é preciso estar atento e ter cuidados com a exposição das plantas ao clima do verão. Se por um lado, o Sol é importante por causa da luz natural, por outro é preciso observar as altas temperaturas nesta época. Tanto os que usam vasos quanto os que plantam direto na terra podem adotar mecanismos como o uso de toldos que possam proteger as plantas sempre que necessário da exposição em excesso aos raios solares.
Também é preciso observar que o verão costuma ser um período chuvoso. Água também faz bem à planta, mas em excesso pode ser prejudicial e não somente pelo risco de deixar o solo úmido além da conta. Mas por ajudar no surgimento de pragas e fungos. A dica é recorrer a fungicidas e utilizar sempre vasos de feltro power pot.
O que fazer na primavera
Começa em 23 de setembro e termina em 21 de dezembro
A primavera é considerada uma boa época para o plantio porque, diferente do verão, os brotos resistem melhor à incidência do Sol que não é tão forte. Assim, quando o verão chegar, terão maiores condições de crescer em condições de alta temperatura e clima chuvoso. A primavera é um período de crescimento de folhas e flores e ajuda muito no cultivo o fato dos dias na primavera terem entre 16h e 18h de luz natural. Este período pode variar conforme a região, deixando dia e noite com a mesma duração, mas ainda assim a planta consegue ser exposta pelo tempo necessário para a floração (12h).
O que fazer no outono
Começa em 21 de março e termina em 21 de junho
O outono não é a estação indicada para começar o cultivo, especialmente na região Sul. Isso porque os dias começam a ficar cada vez mais curtos nessa época, indo na contramão das necessidades da planta por luz natural. Para quem cultiva outdoor é uma época recomendada para curar a colheita do fim do verão.
O que fazer no inverno
Começa em 21 de junho e termina em 23 de setembro
O inverno não é a estação mais amigável para quem deseja investir em um cultivo outdoor. A principal razão para isso é que nesta estação os dias são muito mais curtos que nos demais períodos do ano. Escurece mais cedo e, com isso, a exposição das plantas à luz natural fica reduzida, muito aquém do necessário.
Além disso, a queda na temperatura nas regiões Sul e Sudeste atrapalham os planos e as rotinas e mais prejudicam do que ajudam no desenvolvimento das plantas. No entanto, nas Norte e no Nordeste há chance de sucesso no cultivo outdoor porque a temperatura varia pouco em relação às demais estações, podendo haver até dois cultivos por ano.
Boa noite!
Poderia colocar uma lâmpada quando os dias forem mais curtos? Sou de Curitiba e a minha ja ta florescendo porém aqui ja caiu bem a temperatura!
Valeu!
Pode sim, complemente com luz artificial.
Sim, faça isso quando for colocar sua planta para dentro de casa.
Show! Comecei meu cultivo outdoor no principio do verão. Mas agora em fevereiro estou de olho na previsão do tempo e parece que teremos chuvas até dia 25/02, initerruptamente. Moro na serra do RJ. Não sei o que fazer agora, se tento partir pra dentro de casa e compro umas lampadas ou deixo fora da chuva mas ainda na area externa. Sugestões?
tambem sou da serra no RJ. se quiser trocar dicas amigo!
Também comecei meu cultivo no início de janeiro. . Elas já estão com um pouco mais de 30 dias, faz muito calor aqui .. quando chove, deixo que elas tomem um pouco de água, depois coloco elas pra dentro até a chuva parar de vez , não rego no dia seguinte, somente se o solocal estiver seco .. Elas estão se desenvolvendo super bem
Eu posso vegetar a planta no outdoor e florar ela no indoor ?
Pode sim amigo!